Mais comentada

Gestão de negócios é a área com maior oferta em consultoria; saiba como ingressar na carreira

consultor é alguém que utiliza seus conhecimentos, habilidades e experiência para ajudar outras empresas a resolverem problemas e desafios

Redação, Administradores.com,
iStockphoto

A área de consultoria é uma das mais promissoras para abertura de novos negócios no Brasil. Profissionais recém-formados ou experientes podem utilizar sua expertise para ajudar outras empresas a conquistarem seus objetivos.

De acordo com o Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil, o serviço mais oferecido pelas organizações brasileiras na área é o de Gestão de Negócios. No total, 43% dos negócios na área de consultoria desenvolvem atividades no segmento.

Em seguida vêm Treinamento (41%), Plano de Negócios (34,9%), Planejamento e Diagnóstico (33 ambas). É importante enfatizar que uma mesma empresa pode desempenhar várias dessas atividades ao longo do processo de consultoria.

A consultoria também se estende para áreas que vão além do escopo da Administração clássica, como Engenharia (10,4%), Contabilidade (13,8%), Compliance (6,1%), Tributária (5,5%), Desenvolvimento Web (3,1%), dentre outras.

O estudo aponta que a principal tendência de posicionamento estratégico das consultorias para os próximos anos é a formação de parcerias (79,8%), seguida por busca de diferencial (73,7%), novos nichos de atuação (68,8%) e oferta de preços mais competitivos (45,6%).

No ramo, o marketing boca-a-boca ainda constitui fator decisivo na hora de atrair novos clientes. Os consultores entrevistados disseram ter recebido a maior parte dos seus clientes por meio de indicações de outros clientes (88,1%) e de colegas (55,4%), enquanto a internet responde por 43,4%.

Outro dado importante é o ingresso cada vez maior de jovens na carreira de consultor. A pesquisa aponta que 27,4% dos profissionais em atuação tem entre 25 e 29 anos de idade, enquanto 24,3% se situam na faixa etária dos 30 aos 39 anos.

Ao longo das últimas décadas, a carreira de consultor contou com uma ampla profissionalização no Brasil sob a inspiração das companhias norte-americanas.

Além disso, a alta complexidade do ambiente de negócios passou a exigir a atuação de agentes externos às empresas no desenvolvimento de planos, diagnósticos, treinamentos e auditorias.

Entenda abaixo o que um consultor faz e como ingressar em uma das carreiras mais competitivas do mercado. Para se aprofundar no assunto, conheça o curso Introdução à Consultoria, exclusivo do Administradores Premium.

O que é um consultor e o que ele faz?

Um consultor é alguém que utiliza seus conhecimentos, habilidades e experiência para ajudar outras empresas a resolverem problemas e desafios cotidianos e/ou específicos. Em um país como o Brasil, com um alto índice de empreendedorismo por necessidade, a atuação dos consultores é crucial para a saúde dos pequenos e médios negócios.

No entanto, mesmo grandes empresas enfrentam situações que fogem ao seu escopo de atuação. Por exemplo, assuntos relacionados à tributação requerem profundos conhecimentos legislativos e de trâmites que nem sempre são dominados por empresas que atendem ao público B2C.

Um consultor -- ou empresa de consultoria -- atua nesses pontos cegos, fornecendo soluções testadas e seguras, evitando que as organizações percam oportunidades, tempo e dinheiro em operações mal sucedidas.

A proposta de soluções passa por etapas que incluem diagnóstico do quadro geral e dos problemas em uma determinada área da empresa, análise das propostas, planejamento estratégico e execução.

Mas não basta ter conhecimento teórico sobre as organizações. O ambiente de negócios é volátil e mesmo empresas de estruturas simples estão sujeitas a movimentações imprevisíveis que podem impactar toda a estratégia.

Portanto, o consultor -- ou empresa de consultoria -- precisa ter um amplo domínio sobre temas específicos e experiência em lidar com problemas, além de saber lidar com pessoas e articular maneiras de encontrar soluções com os recursos à disposição.

Outra característica que marca o trabalho dos grandes consultores é a capacidade de liderar. Afinal, não é possível atingir objetivos sem uma equipe e sem a autoridade moral para guiá-la; em muitas situações, o consultor também precisa atuar em conjunto com funcionários da casa, situação que precisa ser bem administrada para que não prejudique os resultados.

Se você quer dar os seus primeiros passos na carreira de consultor, é imprescindível aprender com quem já soma anos de estrada no ramo. Conheça o curso Introdução à Consultoria, apresentado pelo experiente Luiz Affonso Romano e oferecido com exclusividade pelo Administradores Premium.