Pelo segundo ano consecutivo, a Google manteve a primeira posição no ranking da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens. Em sua 14º edição, o estudo realizado pela Cia de Talentos e pela Nextview People entre janeiro e abril de 2015, pode causar surpresa ao apontar Petrobras e Odebrecht em segundo e terceiro lugares, respectivamente, mais uma vez. Os jovens acreditam que a corrupção é uma escolha do profissional e não necessariamente uma decisão corporativa. Para eles, empresas como Petrobras e Odebrecht são maiores do que a eventual conduta de alguns de seus funcionários. O que vale é sua história, o legado que essas organizações geraram para o País, além da enorme possibilidade de crescimento e desenvolvimento que elas propiciam para seus colaboradores., explica Maíra Habimorad, CEO da Cia de Talentos. Alguns destaques importantes sobre o ranking das empresas dos sonhos: · A PwC cresce desde 2013, quando estava em 9º lugar. Ano passado passou para 6º e agora ganhou mais uma posição, ficando em 5º lugar na escolha dos jovens. · Vale e Ambev estão presentes no ranking desde 2009 e este ano subiram posições também. A Vale de 5º para 4º lugar. E a Ambev de 10º para 6º lugar. · A novidade no ranking em 2015 é a Rede Globo, que aparece em 10º lugar. A pesquisa contou com a resposta de 67.896 jovens brasileiros com idade entre 17 e 26 anos. Entre os participantes, 56% são mulheres e 44% homens. Foram ouvidos jovens em todas as regiões do Brasil, de acordo com a proporção da distribuição de cursos superiores no país: 43% no Sudeste, 22% no Nordeste, 18% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Este ano, 52% dos jovens ouvidos disseram ter uma empresa dos sonhos para trabalhar. Os outros 48% ainda não definiram o que caracteriza sua empresa dos sonhos. Esse percentual vem aumentando desde 2012, quando era de 23%. Hoje, cinco em cada dez entrevistados ainda não definiram o que caracteriza sua empresa dos sonhos. Motivos de escolha da Empresa dos Sonhos Entre os motivos de escolha, os jovens apontaram: 1) desenvolvimento profissional; 2) boa imagem no mercado; 3) fazer o que gosta; 4) desafios constantes; e 5) possibilidade de inovar. O que mudou de 2014 para 2015 foi a ordem de importância dos motivos fazer o que gosta e possibilidade de inovar. Eles trocaram de posição: possibilidade de inovar aparecia em terceiro lugar, agora aparece em quinto. E fazer o que gosta subiu duas posições. Para escolher a empresa de seus sonhos, os jovens dizem buscar referência, principalmente, na qualidade de seus produtos e serviços (49%); em redes sociais e na internet (40%); nas iniciativas que a empresa tem no campo social, cultural, ambiental etc (38%); em informações veiculadas na mídia (37%); por comentários de amigos e professores (34%); por pessoas que trabalham naquela empresa (34%); entre outras razões. A qualidade gera sensação de ser ouvido, valorizado e cuidado. Aponta também a coerência entre o que a empresa faz e fala. Nas redes sociais, a facilidade de refutar ou endossar uma informação favorece a sua credibilidade. E a responsabilidade social vem ganhando importância ano a ano. A expectativa é de que as empresas façam parte da transformação da sociedade e da resolução dos problemas do país. Há a ideia também de que empresas responsáveis com a sociedade são preocupadas com seus colaboradores, diz Danilca Galdini, sócia-diretora da NextViewPeople. Abaixo, veja o ranking completo: 1 – Google 2 – Petrobras 3 – Odebrecht 4 – Vale 5 – PWC 6 – Ambev 7 – Nestlé 8 – Itaú 9 – Apple 10 – Google