3 dicas para aprender a ler 300% mais rápido em 20 minutos

Falantes de cinco idiomas, incluindo disléxicos, foram testados e, ao final do projeto, eram capazes de ler mais de 3 mil palavras por minuto

Redação, Administradores.com,
Thinkstock

O quanto você conseguiria, por exemplo, estudar para um concurso ou uma prova da faculdade se pudesse ler três ou cinco vezes mais rápido? Tim Ferriss, autor do livro "Four Hour Work Week" (sem edição no Brasil), realizou um seminário chamado "The PX Project" para os graduandos da Universidade de Princenton, em 1998, sobre como aumentar sua velocidade de leitura. Ele afirma que nunca viu o método falhar.

No The Huffington Post, Tim compartilhou um artigo com um compacto das dicas apresentadas na ocasião, que prometem melhorar a velocidade de leitura em até 300% com apenas 20 minutos de exercícios.

Nativos de cinco idiomas, incluindo disléxicos, foram testados e, ao final do projeto, eram capazes de ler mais de 3 mil palavras por minuto, o que equivale a 10 páginas por minuto, de material técnico. Segundo pesquisas, o americano consegue ler, em média, entre 200 e 300 palavras por minuto. No máximo 1% da população consegue ler até 400 palavras por minuto.

Abaixo, listamos as três principais dicas de Ferris. A íntegra pode ser lida (em inglês) no The Huffington Post:

1. Reduza o número de fixações no processo de leitura

Nosso mecanismo de leitura funciona mais ou menos assim: fixamos em um ponto inicial e em seguida empreendemos uma sucessão de saltos com os olhos no sentido do que estamos lendo. A cada salto, fixamos em um ponto. Assim, a leitura é uma "sucessão de fixações". "Cada fixação vai durar de um quarto a meio segundo em pessoas que não são treinadas", diz Ferriss. As treinadas vão conseguir reduzir isso, passando menos tempo em cada ponto fixado e acelerando, assim, o processo de leitura.

2. Elimine as regressões e releituras inconscientes

Normalmente, 30% do nosso tempo de leitura é gasto com o que acabamos de ler. Para melhorar sua velocidade de leitura, é preciso resistir ao impulso de voltar às frases das quais já passou.

3. Melhore sua visão periférica

Sem treino, usamos o foco central da visão, o que diminui em 50% a quantidade de palavras que percebemos por fixação. Para acelerar sua leitura, comece a explorar mais sua visão periférica.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração