Eu acredito que, se uma pessoa deseja profissionalmente chegar onde a maioria não chega, precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando e aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney. Fui lá para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano. Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar através do engajamento da equipe, lá chamado de membros do elenco. Descrevo a seguir os 4 passos de ouro do engajamento: 1- Seleção Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude. Treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente. 2- Treinamento Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente. Trate o atendimento com um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é preciso saber que são necessárias muitas horas de ensaio. Ensaie sempre para ter SHOW! Ensaie o comportamento desejado, diga claramente a cada pessoa do seu time qual o comportamento que a empresa e a liderança esperam dela, nas mais variadas situações. 3- Comunicação Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma com a que se comunica com o cliente interno. Impressos, imagens, vídeos, ou seja, materiais impressos e virtuais. Lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem. Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento, formas de reconhecer publicamente as ações e os comportamentos desejáveis que forem exemplares. Isso engaja e motiva. 4- Cuidado Lembre-se que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente. Os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias em que norteiam suas decisões. Em cada situação pense: 'e se fosse o Walt Disney na sua frente agora, como ele agiria?'. Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão. Imagine agora uma equipe engajada e bem treinada, até onde ela pode chegar? Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. Dois mil e dezenove já está aí, agora é com você! Erik Penna — Palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros 'A Divertida Arte de Vender', 'Motivação Nota 10', '21 soluções para potencializar seu negócio', 'Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes' e 'O Dom de Motivar na Arte de Educar'. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br