Aprendendo a não potencializar situações negativas

Na grande maioria das vezes, o indivíduo está tão acostumado a reclamar e potencializar as coisas ruins que acontecem no dia a dia que nem observa que está agindo assim

Humberta Carvalho, Administradores.com,

Algumas pessoas têm o dom de tornar tudo mais difícil. Um atraso de poucos minutos, a chave do carro que não está no lugar, uma tarefa que não foi executada da maneira “adequada”, e infinitos pequenos motivos são mais que suficientes para uma avalanche de reclamações e críticas.

Isso tem a ver, também, com o pessimismo e pode acontecer de maneira inconsciente. Na grande maioria das vezes, o indivíduo está tão acostumado a reclamar e potencializar as coisas ruins que acontecem no dia a dia (principalmente as pequenas coisas) que nem observa que está agindo assim.

As consequências disso recaem, sobretudo, nos relacionamentos mais próximos: pai, a mãe, irmãos, companheiro (a) e amigos.

Quem convive com pessoas assim precisa “matar um leão” todos os dias.

Por isso, observe como você reage quando passa por situações consideradas não ideais para você. Você se irrita? Critica as pessoas? Pensa que os outros deveriam agir de acordo com o que você acredita? Se você se identificou, cuidado! É sinal de que está na hora de voltar o olhar para si mesmo e buscar melhorar.

Antes de agir, pense – Se algo aconteceu que não foi do seu agrado e te perturbou, pare e pense: a situação é de fato relevante a ponto de você ter que emitir sua crítica?

Se você acredita que vale a pena criticar, critique com propósito – Vai sugerir algo construtivo ou vai apenas reclamar? O feedback (ato de apontar os pontos positivos e negativos do trabalho ou atitude executado por alguém, tendo em vista a melhoria do mesmo) é uma ferramenta poderosa quando usada com a sincera intenção de ajudar o outro a crescer e melhorar.

As pessoas não são iguais a você – Isso é algo natural: as pessoas são diferentes umas das outras. O que é bom para você pode não ser tão legal para o outro. As janelas pelas quais os indivíduos enxergam o mundo são diferentes e o quanto antes você aceitar isso, melhor e mais rápido vai se desenvolver e se relacionar.

Atente-se para o tom – Algumas situações requerem maior cuidado. Se você usa um tom irônico no momento em que a outra pessoa ou pessoas envolvidas estão irritadas, vai potencializar os sentimentos ruins envolvidos na situação, como raiva, desprezo, mágoa, entre outras emoções ruins.

Não magoe quem você ama – Às vezes, você nem ama tanto assim, mas considera, tem um carinho e estima. Por isso, não potencializar situações de modo negativo é uma maneira saudável de cultivar e manter os relacionamentos.

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Humberta Carvalho - Jornalista, especialista em Mídias Digitais e pós-graduanda em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva. Apaixonada por questões relacionadas a autodesenvolvimento e autoconhecimento, tem como propósito de vida entusiasmar pessoas a se desenvolver para que elas sejam mais felizes.


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