Emojis derrubam muros da comunicação corporativa

Com a popularização da linguagem virtual, 75% das pessoas usam emoticons em suas mensagens de trabalho

Redação, Administradores.com,
iStock

É cada vez mais comum fazer uso de "emojis" para expressar alguma emoção. Seja nas redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas ou via e-mail, os diversos rostinhos com emoções variadas conquistaram o público e garantiram o seu espaço na atual era da tecnologia.

De acordo com uma pesquisa da Arkadin, empresa de comunicações colaborativas, atualmente existem cerca de 845 emojis em diversas plataformas de todo o mundo.

Ainda segundo o estudo, quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem. Para pesquisadores do assutom, este sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna.

Além disso, quatro em cada cinco pessoas entre 18 e 65 anos utilizam emojis em seu cotidiano, enquanto que 75% deles usam as “carinhas” em mensagens corporativas. Ou seja, os emojis não só transmitem sentimento, como também mostram como o conteúdo recebido deve ser interpretado.

Abraçados por diversas plataformas das maiores empresas e tecnologia do mundo, Microsoft, Google, Apple e Samsung, estima-se que cerca de 6 bilhões de pessoas fazem uso dos emojis, o que torna as "carinhas" uma espécie de idioma universal.

Para você ter uma ideia, o emoji mais usado nas línguas inglesa, portuguesa, espanhola e italiana é o rosto sorriso. Entre os falantes de língua francesa, os corações são quatro vezes mais populares que os sorrisos.

Além disso, cerca de 70% dos emojis enviados e recebidos expressam emoções positivas, enquanto que apenas 15% exprimem emoções negativas.

Deste modo, vale fazer uso dos emojis para facilitar o entendimento das mensagem, tornando assim o dia a dia corporativo mais humano e menos estressante. 


Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

A era do textão

Como proteger sua marca em um mundo onde opinião é decreto.

 


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração