Mais comentada

Falso WhatsApp foi baixado um milhão de vezes na Play Store

O "Update WhatsApp" foi baixado mais de 1 milhão de vezes

Redação, Administradores.com,
Divulgação

Mais um aplicativo falso copiando o WhatsApp foi encontrado na internet. A vítima hospedeira da vez foi a Google Play Store, a loja de aplicativos do sistema Android, do Google. 

De acordo com a Motherboard, o desenvolvedor conseguiu inserir o aplicativo na loja com a marca de criação do WhatsApp Inc., a empresa responsável pelo WhatsApp "verdadeiro". Mas tudo não passava de um golpe. Para isso, eles utilizaram truques no Unicode e adicionaram letras "invisíveis" ao nome da ferramenta. Essas letras foram aprovadas pelo sistema de proteção da loja, mas a "olho nu" apareciam apenas como WhatsApp Inc. aos usuários Android.

Ao todo, o Update WhatsApp — como foi nomeado o app — foi baixado mais de 1 milhão de vezes. Felizmente, nenhum malware foi instalado junto com o app. O sistema apenas mostrava uma lista de outros aplicativos que podiam ser baixados pelos usuários. Ou seja, o app falso era apenas um sistema para divulgar outros apps, aproveitando-se da populariedade do WhatsApp verdadeiro.

Rapidamente, a equipe responsável pela Google Play Store analisou a denúncia dos usuários e retirou o aplicativo da loja.

Confira abaixo o tweet do Nikolaos Chrysaidos identificando e denunciando o app falso na Google Play Store:




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração