O que a filha de Obama e o de Eduardo Campos não têm em comum

João Campos, filho do ex-governador de Pernambuco, foi nomeado chefe de Gabinete do estado

Agatha Justino, Administradores.com,
Divulgação PSB/Divulgação Casa Branca/ Fotomontagem: Editoria de Arte Administradores.com

João tem 22 anos. Frequentou boas escolas e teve acesso a uma série de oportunidades em educação. Ele cursa engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem desejo de ingressar na política. Não seria estranho se João fosse contratado como estagiário de uma construtora ou se envolvesse em grêmios. 

Mas João Campos é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e mesmo antes de concluir o ensino superior será como chefe de Gabinete do Estado, trabalhando diretamente com o governador Paulo Câmara (PSB). E o seu salário líquido? R$ 7.787,43 — vencimento do antecessor Ruy Bezerra.

O chefe de Gabinete é o braço direito do governador nas questões administrativas do estado. É um trabalho que exige qualificação. Para se ter ideia, Ruy Bezerra é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife com pós-graduação em Gestão Pública e Controle Externo, pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e auditor das Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), desde 1996.

As diferenças entre João e Ruy expõem as rachaduras no discurso do próprio pai de João, que construiu ao longo de sua trajetória política um discurso que valorizava a meritocracia. A irmã de João, Maria Eduarda também assumiu um cargo na Prefeitura do Recife, no início de fevereiro.

A ideia de ter um jovem, que ainda não concluiu o ensino superior, em um cargo tão elevado irritou os pernambucanos. Em protesto, a população lançou a hashtag #MeuPrimeiroEmprego para comparar suas experiências. E, claro, elas surgem com salários relativamente baixos e cargos de pouco prestígio. Veja abaixo alguns exemplo:

 

 

#MeuPrimeiroEmprego foi numa empresa de logística onde meu trabalho era basicamente de "carimbador". Todo dia chegava...

Publicado por Zé Moreira em Sexta, 19 de fevereiro de 2016
 

#meuprimeiroemprego foi numa escola de balé aqui no recife, dando aula de baby class pra crianças de 2 e 3 anos e ganhando 200 reais por mês. depois de passar 3 anos no Rio de Janeiro me formando em dança.

Publicado por Bella Maia em Sexta, 19 de fevereiro de 2016
 

#MeuPrimeiroEmprego foi ainda bem novo, criança aliás. Eu tinha uns 9 ou 10 anos e vendia sacolé pelo bairro, numa caixa...

Publicado por Edilson Silva em Sexta, 19 de fevereiro de 2016

Como discutir meritocracia em um ambiente em que um auditor com 20 anos de experiência é substituído por um garoto de 22 anos de idade, cujo diferencial no currículo consiste no sobrenome?


A filha de Obama

Nos EUA, o trabalho da filha do presidente Barack Obama também chamou atenção quando se tornou público, no ano passado. Mas o motivo foi exatamente o inverso do que tem motivado a repercusão da nomeação de João Campos para a chefia do gabinete do governados de Pernambuco. Malia Obama foi contratada como estagiária no set do seriado "Girls", do canal de TV HBO. Sua função não era de chefia. Ela servia cafés aos atores e auxiliava a produção do programa.


Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração