O instituto Forrester Research, a pedido do MercadoPago, realizou um levantamento dos itens mais comprados na internet pelas mamães de plantão, além, claro, da forma preferida de pagamento. A pesquisa foi realizada no último semestre de 2014 e contou com 452 mães brasileiras. Todas as participantes têm idade acima de 16 anos e já haviam realizado alguma compra online nos três meses anteriores. Os resultados Segundo o estudo, o presente mais comprado pelas mamães foram… livros. Cerca de 41% das entrevistadas relataram que compraram algum título na internet nos últimos três meses. A segunda opção foi ‘roupas e acessórios’ (30%); seguida por ‘pequenos aparelhos domésticos’ (29%) e ‘ingressos para shows, teatros e demais eventos’ (28%). Os números comprovaram algo já suspeitado: ao comprar pela internet, as mães adquirem principalmente itens para uso próprio. Elas também estão mais seguras quanto aos meios de pagamento e compras online. Em 2013, apenas 39% delas compravam na internet, contra 52% neste ano. 'As tecnologias de pagamento disponíveis permitem que a compra pela internet seja realizada de forma tranquila e confiável', afirma Celina Ma, gerente de Marketing do MercadoPago. Sobre o valor das compras online, a pesquisa apurou que a maioria das participantes gastaram entre R$ 186 e R$ 460 nos últimos três meses.Quando questionadas sobre as maiores influencias no momento da compra, a primeira opção escolhida pelas mães foi o preço (65%); seguido da disponibilidade de oferta especial (52%), características do produto (45%); reputação da marca (41%) e a qualidade da experiência vivida anteriormente com a marca (37%).