Projeto espanhol que concede cidadania a descendentes de sefarditas é verdadeiro

O anteprojeto deixa bem claro que os beneficiados serão os descendentes dos sefarditas, grupo judeu que foi expulso da Península Ibérica no século XV

Redação, www.administradores.com,

Depois que noticiamos nesta terça-feira (25) que a Espanha pretende conceder cidadania a descendentes do povo sefardita, recebemos inúmeros comentários alegando que a informação era falsa. Por isso, achamos importante vir aqui esclarecer que, ao contrário do que alguns sites publicaram, a informação é, sim, verdadeira.

O anteprojeto que trata do assunto pode ser lido no site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Espanha. Conforme noticiamos, a proposta ainda será debatida, mas há consenso no Parlamento espanhol sobre o assunto, que deve ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano. Mais informações podem ser lidas nesta publicação do governo espanhol.

O anteprojeto deixa bem claro que os beneficiados serão os descendentes dos sefarditas, grupo judeu que foi expulso da Península Ibérica no século XV. Tendo em vista essa informação, levantamos em sites judeus e de organizações relacionadas ao judaísmo possíveis sobrenomes descendentes desse ramo citado no anteprojeto. As listas têm variações entre si, algumas citam alguns sobrenomes que não constam em outras. Mas há um padrão e, na que publicamos, buscamos contemplar todos os citados como PROVÁVEIS sobrenomes ligados aos sefarditas. Essa informação está clara no texto também. 

Aqui, deixamos os links diretos para algumas listas de sefarditas (que já estavam disponíveis antes mesmo da publicação do anteprojeto na Espanha, pois fazem parte de estudos sobre a genealogia judia):



http://www.sephardim.com/namelist.shtml?mode=form&from=A&to=C&Search=Search



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/Diccionario_de_apellidos_sefard%C3%ADes.pdf



Aqui, uma notícia do ElPais sobre a repercussão do anteprojeto em Israel: 



http://politica.elpais.com/politica/2014/02/10/actualidad/1392033414_549013.html




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração