Suas finanças são organizadas?

Montar e seguir um orçamento pessoal para poupar dinheiro parece difícil, mas não é

George Andrew Waddell , Administradores.com,

Muitas pessoas afirmam não conseguir juntar dinheiro, segundo pesquisa. Mas será que é realmente tão difícil assim? Nós, da Alglete, separamos algumas dicas para você organizar melhor as suas finanças e mostrar que essa organização pode trazer mais garantia e tranquilidade para o seu futuro. Confira nossas dicas!

Montar e seguir um orçamento pessoal para poupar dinheiro parece difícil, mas não é! Planejar é o grande segredo. Reservar algumas horas do dia para organizar as finanças do mês é crucial para ter um controle de todos os gastos e finalmente obter rendimentos futuros poupando dinheiro.

No momento da compra você costuma pensar nas seguintes perguntas abaixo?

É uma necessidade ou apenas um desejo momentâneo?
Haverá despesas para manutenção das quais conseguirei pagar depois?
Quanto tempo preciso trabalhar para gastar com essa compra? Os benefícios compensam?
Já verifiquei a relação de custo x benefício?
Existe algo mais importante no momento que devesse investir com esse dinheiro?

Se a sua resposta for não, eu não penso em nenhuma dessas perguntas, é importante começar a pensar!

Não pensar no momento da compra, podem causar grandes danos financeiros, transformando a realização em um pesadelo. Quando se gasta um valor maior do que se ganha, sabemos que de fato, vira uma bola de neve. A maior parte dos brasileiros tem esse costume e essa má administração deve ser o primeiro item a ser melhorado de nossa lista. Acredite, dificuldades financeiras afeta o emocional das pessoas, produtividade no trabalho e também o ambiente familiar. Por isso, é de extrema importância colocar em prática um planejamento e ter disciplina na hora de comprar.

Comece definindo o dia do mês ideal para organizar as suas finanças para por a sua planilha mensal em ordem sempre na data definida. Para uma boa administração, sua planilha devem conter todas as despesas fixas, pagamentos, dívidas a prazo, gastos eventuais como também, o salário, recebimento de outras rendas, como por exemplo, os aluguéis, etc. Assim, fica mais fácil para você ter o controle sobre todas as suas finanças e saber a quantia certa para economizar.

Se os seus gastos estiverem maiores que o recebimento, o melhor caminho é reduzir imediatamente as despesas desnecessárias até que a sua planilha fique no balanço certo. Defina o que realmente é prioridade e não faça gastos à toa. Posteriormente, gastos com viagens, restaurantes, compras supérfluas, irão retomando aos poucos.

Após conseguir o equilíbrio de suas finanças determine um prazo e objetivo financeiro. Está na hora de traçar metas com base no motivo pelo qual fez você querer juntar dinheiro fazendo economias, como por exemplo, comprar um carro em 2 anos, comprar uma casa própria em 6 anos ou reformar a casa em 1 ano, etc.

A planilha irá te ajudar muito nessa etapa, pois você terá todo o controle de suas economias e através desse acompanhamento você conseguirá ter uma ideia de como, por exemplo, economizando X por mês, em X anos, terei X reais. Sendo assim, facilmente atingirá suas metas e objetivos, sempre lembrando o quanto é importante ter foco.

As dicas listadas são os passos mais importantes para realização de sonhos e projetos. Comece a planejar o seu futuro desde já. A vida fica muito mais interessante quando não há preocupações e desespero financeiro. Faça o teste e nos conte como foi, caso surja alguma dúvida, a Alglete está à disposição.

Fundador e presidente da empresa Alglete, Correspondente Bancário Autorizado do Banco BMG.

 




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração