Mais comentada

Você recebeu um vale-presente de R$ 500 no Whatsapp? Cuidado, é golpe

O link do golpe já foi compartilhado mais de 50 mil vezes dentro do aplicativo

Redação, Administradores.com,
iStock

Se você recebeu recentemente uma mensagem com algum link promocional no WhatsApp, cuidado! Este pode ser mais um golpe utilizado por hackers que visam roubar dados e dar prejuízo financeiro aos usuários desavisados.

Segundo o NE10, a PSafe está alertando clientes do mensageiro instantâneo sobre a não veracidade das promoções que circulam no app. Uma delas, que já atingiu mais de 50 mil pessoas, convida o usuário a clicar em uma promoção para ganhar um cupom desconto de R$500 na lojas de cosméticos O Boticário.

Claro, o link não tem nenhuma ligação oficial com a empresa e é mais uma armadilha divulgada pelos hackers. “O ataque elaborado ainda conta com comentários de falsos usuários elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe”, alerta a PSafe.

Ao clicar no link, a vítima é encaminhada até uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca. Após isso, ele é incentivado a compartilhar o link com mais dez amigos (ou grupos) por meio do WhatsApp. O objetivo disso é disseminar o golpe em alta velocidade e atingir a maior quantidade de vítimas possíveis.

O usuário ainda é orientado a realizar cadastros em sites maliciosos que podem infectar o smartphone com vírus e até realizar cobranças indevidas nas contas cadastradas no aparelho.

Por isso, alertamos: jamais clique em links promocionais suspeitos sem antes procurar informações na internet ou com profissionais da área. Além disso, é importante baixar aplicativos apenas das lojas oficiais dos respectivos sistemas operacionais móveis; Google Play Store (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows 10).