Mais comentada

5 dicas para turbinar sua empresa com melhor planejamento financeiro

Não há controle financeiro sem planejamento

Publieditorial,
iStock

Manter a estrutura financeira organizada e equilibrada é o primeiro e o mais importante desafio do empreendedor. Para isso, ele deve contar não apenas com as ferramentas tradicionais de controle e planejamento, mas também com a tecnologia e estratégias de negociação.

Esses fatores, quando combinados, fazem com que o planejamento aconteça de forma mais simples e barata que o imaginado por muitos. Impor disciplina nos gastos e atenção a toda movimentação financeira é o segredo das empresas saudáveis.

O Administradores selecionou 5 maneiras de melhorar o planejamento financeiro da empresa e evitar problemas futuros. Confira:

1. Planejamento em primeiro lugar

Não há controle financeiro sem planejamento. O empreendedor deve pensar em todos os cenários e estar preparado para todas as situações elencadas. Com um planejamento bem-feito, será possível garantir capital de giro e manter em ordem os gastos em cada etapa dos processos utilizados na empresa: fabricação/compra, estoque, venda e entrega (ou quaisquer outros particulares ao negócio em questão).

2. Use a tecnologia a seu favor

Embora pareça complicado, existem ferramentas que facilitam planejamento financeiro. O QuickBooks ZeroPaper é uma delas. A plataforma oferece recursos gratuitos e simples que organizam a vida financeira da empresa por completo, inclusive o fluxo de caixa. Quem gerencia um pequeno negócio encontrará no QuickBooks ZeroPaper uma boa opção para simplificar as contas e evitará softwares complexos.

Além de, em sua versão paga, oferecer suporte por telefone e e-mail para quaisquer dificuldades que possam surgir, o QuickBooks ZeroPaper permite que o empreendedor tenha controle sobre pagamentos e vencimentos, emita recibos e obtenha relatórios periódicos com um só clique. O sistema também garante total segurança de dados, enviando notificações em tempo real por e-mail sobre movimentações.

Controle seu fluxo de caixa agora com o QuickBooks ZeroPaper. É simples e grátis!

3. Saiba negociar

Um bom empreendedor sempre é um bom negociador, especialmente quando falamos sobre a área financeira da empresa. Ele sempre encontra uma maneira de segurar dinheiro no caixa e negociar prazos e parcelamentos (sem juros) com os fornecedores. Inclusive, uma empresa financeiramente saudável evita ao máximo pagar juros.

4 - Planejamento exige controle

Não adianta criar um excelente planejamento, se não há controle. O empreendedor deve ser rígido e medir o Retorno Sobre Investimento (ROI) com frequência. Adotar ferramentas como o QuickBooks ZeroPaper, mais uma vez, é importante para manter o controle. Plataformas com essa ajudam o empreendedor a segurar os gastos e saber o momento de investir. O controle também impede que você confunda o caixa da empresa com o seu caixa pessoal, um problema recorrente e que prejudica a saúde financeira de muitas empresas.

5 - Saiba precificar o seu produto

A empresa que tem um planejamento consistente confere ao seu produto um preço justo. Isso por que, o planejamento inclui a análise de custo de produção, expectativa de lucro, pró-labore dos sócios (quantia retirada por mês) e outros custos e variáveis é que se determina o valor a ser cobrado. Se após os estudos financeiros, você perceber que o preço atual é problemático vale voltar ao plano de negócios, revisar os processos e encontrar maneiras de reduzir ainda mais os custos.

Controle seu fluxo de caixa agora com o QuickBooks ZeroPaper. É simples e grátis!




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração