Sete princípios para criar negócios imbatíveis

Autor Saul Kaplan ensina como as empresas podem recriar suas estratégias

Redação, Administradores.com,
Shutterstock
No livro Modelos de Negócios Imbatíveis, o autor Saul Kaplan ensina como as empresas podem recriar suas estratégias e assim inovar

Se no passado um CEO poderia gerenciar o mesmo modelo de negócios durante toda a carreira, hoje ele precisa se reinventar constantemente. Assim como os nossos eletrônicos, esses planos podem se tornar obsoletos rapidamente e as empresas precisam estar aptas a criar, produzir protótipos e experimentar novos métodos.

No livro Modelos de Negócios Imbatíveis, o autor Saul Kaplan ensina como as empresas podem recriar suas estratégias e assim inovar. “Se quiser transformar o seu modelo de negócios, recomendo que você comece mapeando o genoma da sua empresa. Esqueça a reengenharia de processos e pense em termos de reengenharia genética. Para lançar um novo modelo de negócios torne o seu genoma transparente e acessível a qualquer pessoa que tenha uma composição genética similar”, afirma Kaplan no livro.

Veja abaixo sete princípios elencados por Kaplan para criar negócios imbatíveis:


1. Catalise algo maior que você mesmo

Segundo Kaplan, o passo mais importante neste processo de inovação requer uma mudança de perspectiva tanto de você quanto de sua empresa. “O processo começa com a percepção de que as oportunidades transformacionais são maiores do que você e sua empresa”.

2. A inovação colaborativa é o mantra

O autor destaca que as empresas precisam deixar de lado o modelo hierarquizado e aproveitar o potencial de comunicação que o nosso século oferece. Devemos permitir a inovação colaborativa entre os silos funcionais e a empresa.

3. Construa redes específicas

“Procure conexões viáveis entre pessoas e empresas. Não basta apenas se reunir; é preciso lutar junto e cocriar possibilidades”, afirma Kaplan.

4. A transformação em si é um ato criativo

No livro, Kaplan sugere aos executivos que se envolvam na prática criativa de suas empresas. Vale lembrar que a criação dos modelos de negócios é um ato desencadeado com ajuda da imaginação.

5. Seja um acelerador da inspiração

Em um mundo de apatia, a inspiração pode ser um diferencial. Kaplan afirma que descrença retarda o progresso, o crescimento e inovação. “Inspire. Inspire muitas pessoas, mas com um objetivo maior: a transformação” , diz o autor.

6. Experimente sempre

Adaptar velhas fórmulas não dá certo. É preciso que a empresa se arrisque e experimente novos modelos. “O mundo está em constante mutação. Adote a arte da descoberta”, explica Kaplan.

7. É um mundo centrado no usuário – crie para esse mundo

“A percepção começa com a empatia. Concentre-se na voz e na experiência do usuário final”, esse é um dos conselhos do livro para elaborar um modelo de negócios. Para o autor, o usuário deve ser colocado no centro do projeto de inovação.

Serviço

Modelos de negócios imbatíveis
Editora: Saraiva
Autor: Saul Kaplan
240 páginas