3 conselhos que eu gostaria de ter ouvido antes de empreender

Não é melhor descobrir erros antes de cometê-los?

Administradores.com, Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com,
iStock

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, segundo dados do GEM - Global Entrepreneurship Monitor. O mesmo estudo aponta, no entanto, que a maior parte dos brasileiros que empreendem o fazem, antes de tudo, por necessidade. E, por isso, a maioria vai aprendendo na prática, não tem uma preparação prévia para o mercado.

Aprender fazendo, aprender errando, aprender sentindo na pele a realidade de tocar um negócio. Tudo isso é importante. Mas se pudesse saber algumas coisas antes de cometer os erros, você não acharia melhor?

Elencamos aqui alguns conselhos que achamos que todo empreendedor gostaria de ter ouvido antes de empreender e que lhe teriam ajudado bastante. Se você começou agora, talvez ainda não seja tarde para recebê-los. Confira:

Não esqueça sua família

Muitas vezes, focados demais em nossos objetivos, acabamos abdicando de momentos importantes que não poderemos recuperar: a festa do filho na escola, o aniversário de casamento, as horas em casa trocadas por serões e mais serões no trabalho. Se seu plano para conquistar sucesso inclui esse tipo de sacrifício, pode ter certeza, de que lá na frente você vai perceber que fez algo muito errado.

Diferencie guerras e batalhas

Tropeçar é mais do que comum é uma caminhada empreendedora. Às vezes, a queda machuca bastante. Mas você precisa entender que uma derrota nessa jornada não precisa significar ter perdido a guerra. Aprenda a diferenciar essas coisas e você vai conseguir ser erguer mais rápido e chegar, definitivamente, aos seus objetivos.

Não adote um concorrente como parâmetro

Às vezes, quando empreendemos, ficamos fixados demais na ideia de superar o principal concorrente ou aquele que está ligeiramente à sua frente. Crescer e assumir a dianteira de seu segmento, obviamente, deve estar sempre na meta. Mas não faça disso sua razão de existir, pois em um determinado momento você vai perceber que está trabalhando mais por causa de seu adversário do que por você mesmo.

Há algo mais que você gostaria de ter ouvido antes de ter começado a empreender? Compartilhe conosco aqui sua história.

Conteúdo Administradores.com especial para meuSucesso.com.


Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Síndrome de burnout

No Brasil, cerca de 30% da população economicamente ativa sofre de uma síndrome que provoca dores, perda de memória e desmaios.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração