5 ideias de negócios para inspirar você

O primeiro passo para o sucesso é conhecer o mercado em que se deseja atuar e suas tendências

Administradores.com, especial para o meuSucesso.com ,
iStock

Para ter boas ideias de negócios e conseguir melhores garantias de sucesso empreendendo, é importante, antes de tudo, se manter sempre muito bem informado sobre o mercado e suas tendências. Pesquise e procure entender o que as pessoas querem, compreenda suas necessidades e encontre maneiras de atendê-las.

É essencial também fazer uma pesquisa sobre quais tipos de negócios são mais adequados para você, analisando a necessidade de cada região e levando em consideração sua aptidão profissional.

Para auxiliar nessa tarefa, elencamos abaixo cinco sugestões de negócios promissores e que podem fazer de você um empreendedor de sucesso. Confira:

1) Software para loja virtual

É cada vez maior o número de consumidores que preferem comprar sem sair de casa. Montar um e-commerce, então, pode ser uma ótima alternativa. "Na prática, lojas virtuais são plataformas de interação entre usuários que dispensam as presenças físicas do comprador e do vendedor, geralmente acopladas à página principal da empresa. Comprar online não requer manuseio de papel-moeda e nem a existência física do produto no momento da transação comercial", explica o Sebrae.

Vale destacar que as lojas virtuais funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano, o que exige, entre outras coisas, uma boa linha de funcionários e um bom provedor de serviços de hospedagem.

2) Loja de conveniência

As lojas de conveniência são responsáveis por comercializar itens como produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos prontos, materiais de higiene e limpeza e produtos de utilização diária e fácil acesso.

As lojas de conveniência normalmente permanecem abertas 24 horas e são instaladas em postos de combustíveis, aeroportos e até em hotéis e pousadas. O investimento é relativamente alto, mas dependendo principalmente do tamanho na loja e do seu local.

Os hábitos das sociedades contemporâneas têm gerado grande demanda para esse tipo de negócio.

3) Consultoria virtual

"Uma empresa de consultoria virtual é a nova forma encontrada por empresas para se diferenciar dos serviços ditos convencionais, ao realizar suas atividades através da internet, facilitando assim a divulgação e o aumento da comercialização de produtos ou serviços, conquista de novos clientes e melhoria de sua rede de relacionamentos", define o Sebrae.

O mercado de consultorias está em alta. Seu diferencial perante outros tipos de negócio é justamente a possibilidade de 'virtualizar' o trabalho, evitando custos com locais fixos.

4) Desenvolvimento de websites

"As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais. Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância", exemplifica o Sebrae.

O valor do investimento é baixo se comparado aos negócios tradicionais. Afinal, a maior parte do trabalho é virtual e depende basicamente de alguns computadores e profissionais especializados.

5) Corretora de seguros

Aparelhos eletrônicos, automóveis, casas, computadores e quase todos os produtos de médio e grande valor comercial podem ser cobertos por seguradoras. Com isso, o mercado cresceu. Nele, o corretor não assume riscos em relação ao seguro contratado. Seu papel é exclusivamente focado no processo de assessoria ao cliente na avaliação de riscos e definição dos valores.

Vale salientar que muitos corretores trabalham de forma independente, sem parcerias e contrato com uma seguradora em específico. Atualmente, a profissão de corretor de seguros exige um título de habilitação da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Mais sugestões de ideias de negócios podem ser encontradas no site do Sebrae, na área criada especificamente para esse fim e que disponibiliza mais de 430 sugestões de negócios em vários setores, separando cada um por ordem alfabética.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com. 




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração