Mais comentada

A Grande Família: chega ao fim um dos sucessos mais duradouros da TV brasileira

O seriado, que retrata a vida da família Silva desde 2001, exibe seu episódio de número 489, encerrando sua 14ª temporada

Redação, Administradores.com,
Divulgação/ Rede Globo

Chega ao fim, nesta quinta feira (11), a série mais longa da televisão brasileira: A Grande Família. O seriado, que retrata a vida da família Silva desde 2001, exibe seu episódio de número 489, encerrando sua 14ª temporada.

Ao longo de seus catorze anos, a série divertiu milhares de famílias nas noites de quinta e foi um dos programas mais assistidos da Rede Globo. Em seu auge, entre os anos de 2003 e 2006, chegou a ter picos de 58 pontos de audiência, superando o público das tradicionais novelas das 8.

Hoje, a série - que superou o sucesso de sua primeira versão, que entrou no ar nos anos 1970 - acaba sua temporada com média de 20 pontos de audiência, o que ainda é considerado alto para um programa de duração tão longa. Além do público, a série também conquistou a crítica, que muitas vezes a apontou como o melhor programa humorístico da televisão, e inúmeras indicações de prêmios nacionais, como Extra e Contigo.

O sucesso do programa pode ser explicado por uma série de fatores: roteiro inteligente, atores talentosos e carismáticos e, principalmente, a capacidade de conseguir a empatia do público. Era fácil para a família de classe média brasileira se identificar com os dramas de Lineu e Nenê e rir com as piadas (e camisas diferentes) de Agostinho Carrara.

Sobre o fim, a atriz Marieta Severo, que interpretou a matriarca da família, afirmou ao Fantástico: "Estava na hora. A gente sempre sonhou em acabar com o programa assim no auge dele ainda. Ainda com uma relação criativa, boa, receptiva com a plateia, com o telespectador. Terminar desse jeito.”