5 maneiras de aprender sobre Marketing Digital

Apesar de ter muito conteúdo espalhado na internet, muitas vezes fica difícil escolher qual caminho seguir

André Siqueira, Administradores.com,
iStock

Sabemos que o Marketing Digital é uma área muito dinâmica, pois tudo pode mudar a qualquer momento. Diante de todas essas mudanças que acontecem frequentemente, é fundamental estar sempre atualizado. Afinal, acompanhar de perto todas as tendências é uma excelente tática para não ficar para trás.

Entender mais sobre o universo online contribui para o aumento significativo do retorno sobre o investimento, independentemente do seu segmento de atuação. Porém, muitos profissionais encontram dificuldades para ter acesso a materiais educativos de qualidade sobre o tema.

Apesar de ter muito conteúdo espalhado na internet, muitas vezes fica difícil escolher qual caminho seguir. Por isso, separamos algumas dicas para compartilhar com você sobre as melhores práticas para aprender Marketing Digital.

1. Acompanhando blogs

Uma das maneiras mais eficientes e baratas de estudar sobre Marketing Digital consiste em ler blogs sobre o assunto. A vantagem desses canais é que eles reúnem várias temáticas que integram o universo online. Em uma mesma plataforma, é possível encontrar dicas sobre Email Marketing e produção de conteúdo, por exemplo.

Assinar newsletters também é uma excelente alternativa para se manter atualizado e acompanhar as publicações dos principais blogs. Outra opção para saber sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital é habilitar o Google Alerts com foco nos seus temas de maior interesse. Assim, você passa a receber notificações em primeira mão sobre assuntos como Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Inbound Sales.

2. Estudando com eBooks, webinars e outros materiais

Se você pretende aprofundar os seus estudos, os eBooks são uma ótima pedida! Algumas empresas disponibilizam esses materiais gratuitamente. Organize os temas em pastas temáticas no seu computador para facilitar a localização quando precisar consultá-los.

Os webinars também fornecem conteúdos muito valiosos sobre o tema. O seu formato dinâmico tem mais poder de reter a nossa atenção e, além disso, você pode interagir com o palestrante e tirar as suas dúvidas em tempo real.

Aproveite para conhecer os materiais que nós selecionamos. 

3. Participando de eventos

Há muito conteúdo online disponível, então por que ir a eventos de Marketing Digital?

A experiência nos encontros presenciais é singular! Você tem a chance de se dar bem, não só com os conteúdos transmitidos, mas com o networking. A troca de conhecimento entre os participantes é um dos principais motivos que devem te convencer a participar de um evento presencial.

Outro ponto favorável é que você ganha notoriedade como profissional. Nos dias de hoje, é fato que é preciso transmitir credibilidade para se posicionar no mercado. E não há nada mais poderoso do que estar entre os principais nomes de sucesso em um evento, para criar uma reputação positiva.

Aproveite para registrar esses momentos e divulgá-los nas suas principais redes sociais. Além disso, é importante incluir essa experiência no seu perfil do Linkedln. Essa é uma maneira de conquistar mais visibilidade profissional.

4. Contratando uma consultoria ou agência

Que tal poder contar com uma ajuda especializada na elaboração de ações de Marketing Digital? Um auxílio profissional pode cair bem, principalmente para quem está começando. Dividir a responsabilidade dos resultados das ações de marketing é um alívio para boa parte dos profissionais. Afinal de contas, comprovar o ROI sempre foi um desafio!

Contratar uma consultoria é uma solução interessante para visualizar com mais clareza a situação atual do negócio, bem como as estratégias que precisam ser aprimoradas para garantir um resultado bem sucedido. Além disso, é possível reduzir custos com essa medida, já que esforços bem direcionados podem ser delegados a uma equipe enxuta.

É fato que o responsável pelo Marketing Digital precisa ter um perfil multidisciplinar, mas ainda é muito difícil reunir em uma empresa todos os talentos necessários para criar uma estratégia online de sucesso. Por isso, contratar um conjunto de profissionais especializados em criação, mídia, conteúdo, SEO, dentre outra atividades, gera uma eficiência enorme. Com isso, a empresa evita maiores gastos com a contratação de todos esses funcionários.

5. Fazendo cursos online

Os cursos online podem ser fontes muito ricas para estudar Marketing Digital.

Há boas opções no mercado e as certificações que esses cursos oferecem são muito bem vistas na área. Afinal, como tudo muda muito depressa, isso mostra que o profissional está sempre antenado!

Além disso, a possibilidade de acessar o conteúdo a qualquer momento é outra vantagem dos cursos online. Isso é perfeito para quem deseja um horário mais flexível para aprender sobre Marketing Digital.

Dica extra

Depois de tudo o que você aprendeu, já sabe como é o perfil correto do profissional de Marketing Digital? Para se tornar um especialista bem sucedido, é preciso reunir algumas características básicas como:

- Ter habilidade na construção de conteúdo;
- Conhecer os principais recursos das redes sociais mais relevantes para o negócio;
- Dominar táticas básicas de SEO;
- Saber criar campanhas no Google AdWords, Facebook Ads e demais plataformas de anúncios;
- Ter noções de Email Marketing;
- Possuir habilidade para analisar os dados e transformá-los em informações estratégicas.

É válido ressaltar que, mais do que conhecimento técnico, o mercado valoriza os profissionais que possuem o desejo de aprender.

Aproveite o momento para se capacitar cada vez mais no assunto e nunca perca o encanto pela arte de estudar. Isso é fundamental, especialmente quando o assunto é o meio digital.

André Siqueira - Diretor de marketing da Resultados Digitais.




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