Insights foram retirados da obra 'A magia do Design thinking', de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie Em um cenário altamente competitivo inserido num contexto de crise política e econômica, é iminente o desafio da gestão brasileira por fazer cada vez mais com menos. Com isso, a obra 'A magia do Design Thinking', de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie, que chegou ao brasil recentemente pela HSM, explora como usar os conceitos de Design Thinking no mundo dos negócios, para agir e ir além do discurso, lidar com as incertezas e obsessões por análises, uma vez que o mundo não é nada estável e previsível. O processo de Design lida com quatro questões básicas: O que é?; E se?; O que surpreende? e O Que funciona?. De acordo com a obra, para abordar essas perguntas fundamentais, o design thinker usa dez ferramentas, com o objetivo de navegar dentro do padrão dos raciocínios divergente e convergente, a fim de criar novas possibilidades, reduzir riscos, administrar as incertezas inevitáveis do crescimento e acima de tudo inovar. São elas: 1 – Visualização Usar representações visuais para imaginar possibilidades e dar-lhes vida. 2 – Mapeamento da jornada Avaliar a experiência em curso pelos olhos do cliente. 3 – Análise da cadeia de valores Avaliar a cadeia de valores vigente que embasa o dia a dia do cliente. 4 – Mapeamento mental Gerar insights com base em atividades de exploração e usando-as para criar critérios de design 5 – Brainstorming Criar novas possibilidades e novos modelos alternativos de negócio. 6 – Desenvolvimento de conceitos Conjugar elementos inovadores numa solução alternativa coerente que pode ser explorada e avaliada. 7 – Testes de premissas Isolar e testar premissas-chave que levarão ao êxito ou ao fracasso de um conceito. 8 – Prototipagem acelerada Expressar um novo conceito numa forma concreta de exploração, teste e refinamento. 9 – Cocriação com o cliente Envolver os clientes para participarem na criação da solução que mais se adequar às suas necessidades. 10 – Lançamento da aprendizagem Criar um experimento acessível que permita aos clientes vivenciarem a nova solução por um período mais longo de tempo, para testar as premissas-chave com dados de mercado. Sobre o livro A magia do Design Thinking – Um kit de ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa, por Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie