Que empreendedor não tem medo de falir? Existem muitas consequências em jogo quando se abre uma empresa, e o sonho de seguir adiante com o próprio negócio é o principal motivador para seguir adiante. Existem muitos fatores que contribuem para fechar uma empresa, mas alguns estão diretamente relacionados à forma como o empreendedor lida com sua imagem e a maneira como as pessoas enxergam a marca. A coach de imagem e reputação Nathana Lacerda explica quais erros podem ser fatais se não forem consertados nos primeiros anos. 1. Acreditar que é preciso valorizar apenas a marca Enquanto alguns empreendedores não querem ser vistos, pensando que isso tira o valor da marca que vendem, a especialista conta que é muito positivo adotar posturas mais pessoais. 'Se o empreendedor não quiser aparecer e colocar seu estilo, a marca deve ter uma linguagem que permita mais proximidade com o público, criando um personagem, por exemplo', explica Nathana, que cita os exemplos positivos da Prefeitura de Curitiba, que criou uma linguagem própria, e da bebida Catuaba Selvagem, que responde às pessoas como se fosse uma garrafa conversando com a audiência. 2. Acreditar que o público compra apenas pela qualidade Ainda que vender produtos ou serviços de qualidade seja a base para qualquer empreendimento, Nathana Lacerda explica que uma marca pode ser ameaçada pela falta de identificação do público com os valores, o posicionamento e as causas que ela defende. 'Quando se tem um posicionamento definido, o público se identifica com a marca, e passa a se apaixonar por ela', explica, destacando casos recentes de produtos que se posicionaram a favor da diversidade ou com propostas inclusivas para todos, e que geraram repercussão positiva. 'Repare nas redes sociais a forma como as pessoas conversam com a marca ou trocam memes como forma de interação. Isso acontece porque a empresa sabe bem o que quer e se posiciona para falar com aquele público'. 3. Fazer de tudo Outra atitude que pode levar uma empresa ou um empreendedor digital ao fundo do poço é fazer muita coisa ao mesmo tempo e tratar de vários assuntos. 'Tem empreendedor que fala de tudo um pouco, não tem um assunto específico, e por isso acaba se tornando irrelevante', conta. Segundo Nathana, o segredo é dominar um assunto específico e atingir o público com profundidade naquele tema. 'Reflita sempre se você é especialista em algo ou se apenas fala algumas coisas que algum concorrente sabe mais e faz melhor'. 4. Estudar demais e aplicar de menos Livros, cursos e eventos sobre empreendedorismo não faltam. 'Existe muito conteúdo a ser estudado e o bom empreendedor está sempre aprendendo, mas de nada adianta estudar tudo sem realmente colocar em prática', explica a coach. Por isso, é necessário estabelecer prazos para colocar em prática o que foi aprendido. 'De que adianta saber muito e não mostrar ao público toda a experiência e conhecimento adquirido?', questiona. 5. Trabalhar sozinho Uma das ações mais importantes do empreendedor se chama networking. 'Quem não constrói uma boa relação com contatos dificilmente consegue crescer', explica. No entanto, a coach de imagem e reputação alerta para que os relacionamentos sejam genuínos. 'Conecte-se com quem tem valores e visões de negócio semelhantes, e não com foco unicamente nos resultados que a pessoa poderá trazer'. O importante, segundo a especialista, é saber que o bom relacionamento é uma das chaves para não viver no anonimato.