Mais comentada

5 dicas para uma gestão eficiente de inadimplentes

Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta

Redação, Administradores.com,
iStock

A falta de pagamento ainda é um dos principais problemas dos empreendedores. De acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo instituto GEOC, que representa diversas empresas de cobrança do Brasil, foi constatado que quase 80% dos brasileiros estão inadimplentes.

Há inúmeros motivos que levam a inadimplência no país, como o descontrole de gasto causado pelo consumidor e problemas na economia. De acordo com Eliana de Paula, Diretora Financeira do Fortunus, empresa que faz emissão de boletos e carnês do grupo Gerencianet, outros fatores podem ser decisivos para uma inadimplência acima da meta.

“Falta de planejamento financeiro, crédito fácil e aumento do desemprego no país são alguns dos motivos que acarretam no fechamento de muitas empresas”, explica Eliana. Pensando nisso, a especialista em gestão financeira listou 5 dicas essenciais para começar 2015 com os recebimentos em dia.

1 - Ações preventivas

O primeiro passo é evitar vender para os inadimplentes. Em casos de parcelamento exija documentos pessoais, como RG e CPF e consulte os dados do cliente antes de aprovar a compra. Assim, é possível descobrir se este consumidor possui o nome vinculado em instituições como o SPC e Serasa, desta forma evitará a venda para um mau pagador.

2 - Ofereça diferentes opções de pagamento

Outra medida fundamental é oferecer diferentes opções de pagamento. Desta forma, você estará oferecendo mais aberturas para que os seus clientes cumpram com os seus compromissos e diminua a inadimplência.

3 - Cobre do seu cliente

Criar um processo de cobrança completo é uma das melhores formas para evitar que o seu cliente deixe de pagar uma conta em dia. Há inúmeras ferramentas de cobrança que podem ajudar, como mensagem pelo celular, gravação telefônica, entre outros.

4 - Tenha clareza na negociação

Antes do cliente efetuar a compra, ele deve ser informado sobre todas as condições que envolvem o pagamento parcelado. Evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam o cliente e nem a própria empresa. A negociação precisa ser a mais clara possível.

5 - Otimize sua gestão

O controle de inadimplentes pode se tornar uma tarefa impossível se uma empresa não possui os recursos apropriados para lidar com problema. A automatização, portanto, pode ser a solução para uma gestão de inadimplentes em uma escala maior. No mercado há diversas plataformas que podem ajudar e solucionar esse problema.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração