5 erros que podem arruinar qualquer negociação

Presumir que já sabe tudo o que a outra parte quer é um deles

Redação, Administradores.com,

Durante uma negociação, qualquer deslize pode ser fatal. Segundo o especialista em vendas José Ricardo Noronha, baseado em um estudo da Harvard Law School, os cinco erros mais comuns, praticados especialmente por quem está na linha de frente, são:

1. Subestimar a sua própria autoridade, habilidades e forças.

2. Presumir que já sabe tudo o que a outra parte quer.

3. Superestimar o conhecimento do seu oponente sobre as suas fraquezas.

4. Tornar-se intimidado pelo prestígio de seu oponente, com o grau, título ou das suas realizações educacionais e profissionais.

5. Ser excessivamente influenciado pelas tradições, precedentes, estatísticas, previsões ou ícones culturais e tabus.

E quando, mesmo com os cuidados, algo sai errado? Segundo Noronha, o importante é estar preparado para reverter os contratempos cotidianos. O especialista afirma que nesses casos, pedir desculpas e demonstrar empatia é fundamental. 

Noronha ainda aponta outros passos para contornar erros: resolver o problema com rapidez e correção; proporcionar a devida reparação; cumprir as promessas e acompanhar cada caso e melhorar os processos de forma contínua (e até obsessiva, com a certeza de que há espaço para melhorar sempre).

“Agindo assim, são grandes as chances de você reverter a situação, fidelizar e encantar o cliente. Como diz Bill Gates, seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”, finaliza Noronha.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração