As redes sociais têm aberto há algum tempo um grande nicho para que as marcas possam se exibir de maneira mais direta aos seus consumidores. Desde marcas de luxo até aquelas ligadas a tecnologia são as que têm maior aceitação neste ambiente. Contudo, poucas são as que têm conseguido entrar no Instagram, rede social que permite compartilhar momentos através de fotografias e vídeos. Para Xavier Olivier, professor de marketing da IESE Business School isso acontece porque a rede social é uma plataforma em que se compartilha apenas fotos e momentos cotidianos. Então “se as marcas não fazem parte de sua vida, é muito difícil ter sucesso”. “Se comparamos com outras redes como Youtube, pode-se ver que há um volume desproporcional de marcas que utilizam essa plataforma no lugar do Instagram porque está muito mais adaptada às marcas”, completou o professor, que além disso afirmou que entre as marcas que mais são vistas no Instagram se encontram aquelas ligadas a aventura, viagens e luxos. Diante desde cenário, Velen Diaz, diretora da Digidit e professora de cursos de Gestor de Comunidade e Publicidade Social no SocialMe, existem muitas estratégias para potenciar as marcas nesta rede social, desde seguir os seus seguires, postar duas vezes ao dia, fazer concursos, cobrir eventos em tempo real, etc. “Cada indústria tem o seu comportamento particular, é um erro levantar estratégias gerais sem ter em conta a motivação pelo qual o usuário quer se relacionar com as nossas marcas”, disse a especialista. Contudo, para tirar o maior proveito do Instagram, Diaz compartilhou alguns conselhos que você deveria seguir para fazer sucesso na rede. 1. Pense qual é o objetivo que você tenta buscar nesta plataforma.2. Entenda que no Instagram um seguidor vale mais do que em qualquer outra rede social e que cada um deles é um potencial cliente: com esta filosofia, cada pergunta ou comentário, cada curtida ou cada novo seguidor tem que ser tratado com delicadeza.3. Os concursos são uma forma boa de interagir com o público, mas também têm que ter uma proposta divertida. 4. As hashtags que trazem certa relevância para uma marca também são formas de interagir com as pessoas, como por exeplo de #GivesYouWings da Red Bull.5. Muitos perfis escolhem um formato específico de foto e o repetem até transformá-lo em moda, por exemplo o caso do #FollowMeTo.6. A inovação em vídeo também é uma forma de se diferenciar: timelapse, slow motion, hyperlapse, vídeos com GoPro, foco em um único ponto, dublagem, flashmobs, etc.7. O importante é entender que no Instagram nossos seguidores estão um pouco mais comprometidos que em outras redes. Tente vender uma proposta e não transformar o Instagram em um supermercado de ofertas.8. Colocar em uma postagem do Facebook um link direcionando para o perfil ou vincular o Twitter com o Instagram que os seguidores migrem de uma plataforma para outra.9. 35% dos usuários checam o seu Instagram mais de uma vez por dia e passam, em média, 21 minutos na rede.10. O Instagram pode chegar a medir o “brand love” de uma marca, já que se alguém te segue no Instagram é muito raro que o façam para reclamar ou fazer uma consulta de serviço técnico.