Sempre descobrimos coisas surpreendentes quando temos a chance de ouvir depoimentos de quem trabalhou com Steve Jobs, na Apple. Em uma nova entrevista da ex-vice-presidente do setor de Comunicação de Marketing Internacional da Apple, Allison Johnson, descobrimos mais um pouco da cultura que Jobs implementou na companhia de tecnologia. Trabalhando na Apple entre 2005 e 2011, Johnson era uma das poucas pessoas que tinha contato direto com Steve Jobs. De acordo com ela, as duas palavras que ele mais detestava eram “marca” e “marketing”. “Na cabeça dele, as pessoas associavam ‘marca’ com anúncios de televisão e coisas artificiais. A coisa mais importante era a relação das pessoas com o produto”, ela lembra. Sobre marketing, Johnson diz que, para Jobs, “marketing é quando você tem que vender para alguém. Se você não está fornecendo nenhum valor, se você não está educando essas pessoas sobre o produto, ou ajudando-os a aproveitar o máximo do produto, você está vendendo. E não é assim que as coisas deveriam ser.” A entrevista completa de Allison Johnson pode ser assistida no vídeo abaixo: