Como o design thinking pode ajudar a transformar o seu trabalho

O design thinking pode desenvolver habilidades que ajudam diretamente no seu dia a dia de trabalho. Descubra as vantagens e por que aprender design thinking

Publieditorial,
istock

Tudo tem mudado muito rápido, inclusive pilares mais tradicionais da sociedade, como a economia ou a forma como nos relacionamos uns com os outros e com as marcas. Nesse processo de adaptação pelo que os profissionais precisam passar, saiba que você pode contar com o Design Thinking.

Que tal aprender a buscar soluções mais inteligentes para problemas complexos, enquanto desenvolve sua habilidade de trabalhar mais sensível e empaticamente? Já pensou em investir no estudo do Design Thinking? Veja agora as vantagens de aplicar o conhecimento da abordagem no seu trabalho!

O que é o Design Thinking?

Para começar, explicaremos o que é o Design Thinking. Essa abordagem é um tema frequente dentro das empresas sobre inovação e novas formas de enxergar problemas nos negócios. Mas você sabe o que de fato ela propõe?

O Design Thinking é uma abordagem que visa a resolução de problemas complexos, buscando um novo olhar. Usando conceitos vindos da área do design, como a busca por resolução de problemas e melhoria de experiência dos usuários, essa abordagem é uma forma de criar processos mais inteligentes e de desenvolver soluções inovadoras.

É comum associar o uso do Design Thinking à criação de novos produtos e invenções, mas ele vai muito além disso! Continue lendo e descubra como essa metodologia pode fazer toda a diferença.

Por que aprender o Design Thinking?

O Design Thinking é uma ótima forma de buscar uma competência importante para o mercado de trabalho atual: a capacidade de inovar. Inovação significa propor novidades e/ou melhorias que proporcionem valor real para pessoas, organizações e sociedade.

Se a inovação tem sido a regra para o sucesso dos profissionais e empresas, aprender sobre Design Thinking é andar nessa direção a partir da proposta de criar soluções centradas nas pessoas pela empatia (human-centered). O exercício da empatia acontece quando, para resolver problemas complexos dentro dessa abordagem, o profissional aprende a se colocar no lugar dos outros e pensar: como posso tornar a vida dessas pessoas melhor?

Como o Design Thinking ajuda no seu trabalho?

Muito se fala atualmente sobre o futuro do mercado de trabalho e como o mercado como o conhecemos está obsoleto. Essa ideia é tema de uma longa discussão sobre novas formas de trabalhar  e empregos que se perderão com o tempo.

A verdade é que, enquanto se discute o futuro do mercado de trabalho, cabe a cada profissional se capacitar para não ficar para trás! O aprendizado proporcionado pelo Design Thinking oferece vantagens competitivas reais a quem o estuda e utiliza sua abordagem no trabalho.

Afinal, muito além de oferecer técnicas e conhecimentos aplicáveis ao ambiente de trabalho e à postura profissional, um curso de Design Thinking proporciona aos alunos a capacidade de adaptação e de criação sensível e empática. Quem estuda essa abordagem consegue priorizar as necessidades humanas e sociais no seu trabalho e resolver problemas com mais facilidade e criatividade. Por isso, profissionais com essas capacidades não só oferecem resultados mais positivos, como são indivíduos mais humanos.

#Alie a tecnologia à inovação

Estudar metodologias inovadoras a partir do design também é uma forma de se aliar à tecnologia e à inovação. O profissional que entende de Design Thinking sabe, na prática, como utilizar as melhores abordagens no seu trabalho e moldar a sua forma de perceber as situações.

O que a área do design oferece é uma maneira inteligente de enxergar problemas e buscar suas resoluções a partir de um modelo mental. Apesar de o design, enquanto área de estudo, estar muito associado à estética e imagens, seu estudo é mais sobre melhorar a experiência, percepção e solucionar as dores de usuários com algum produto ou serviço. Isso tudo sem perder o foco no ser humano, que fará toda a diferença na hora de pensar em soluções que entregam valor real a pessoas reais.

#Invista na prototipação

Por fim, o Design Thinking também ajuda na otimização de processos, de tempo e de recursos para o seu trabalho. Por exemplo, uma das etapas propostas pela abordagem é a prototipação.

Durante a aplicação do Design Thinking, é chegado o momento em que, parar resolver o problema inicial, é preciso bolar protótipos rápidos, ainda que imperfeitos, para ver se sua ideia funciona na prática. É essa etapa que fornecerá mais segurança na hora de criar novos produtos, mudar um processo de decisão no negócio ou instaurar novas metodologias na sua empresa.

É a partir da prototipagem que você entende se o seu produto é válido - ou não. Essa característica contribui bastante para o sucesso dos profissionais do futuro, que podem errar cada vez menos.

Onde aprender Design Thinking?

A principal forma de aprender Design Thinking é fazendo um curso prático. Seja ele presencial ou online, existem opções diversas para quem quer se capacitar no assunto.

Para escolher o curso ideal, avalie as opções de escolas, de modalidades de curso e veja quais se adaptam melhor à sua realidade e à sua empresa. Quem quer fazer a escolha certa também pode buscar conhecer os professores e ouvir a opinião de alunos que já testaram o conteúdo. Na hora de escolher onde você vai estudar sobre o assunto, procure se informar sobre o espaço físico, a contribuição daquele curso de Design Thinking para a formação profissional e como a abordagem te ajudaria no dia a dia.

Quer aprender Design Thinking na prática para melhorar o seu trabalho? Conheça as opções de curso da Escola Design Thinking. Fundada pela Echos, Laboratório de Inovação, a escola disponibiliza várias opções de curso, desde modalidades presenciais, online ou até mesmo para levar o curso para os funcionários da sua empresa!