Mais comentada

Como vender um produto

Ninguém nasce um exímio vendedor, mas, assumindo determinadas posturas e atitudes, é possível desenvolver a habilidade de vender produtos

Fernanda Mendonça, Administradores.com,
istock

Diariamente estamos negociando. Seja em conversas no ambiente de trabalho ou em rodas de amigos, quase que por instinto o ser humano está constantemente elaborando argumentos para convencer alguém a concordar com sua opinião ou acatar uma ideia. Mas, quando se fala em vender produtos, nem todos acreditam ter uma desenvoltura natural. A verdade é que ninguém nasce um exímio vendedor, mas, assumindo determinadas posturas e atitudes, é possível desenvolver a habilidade de vender produtos, conquistar clientes e, o mais importante: não ser inconveniente. Para provar isso, a Administradores preparou algumas dicas de como vender um produto e ainda fidelizar clientes.

1. Conheça o cliente

O primeiro fator é primordial, pois é a partir dele que todo o processo de venda será pensado. Conhecendo o público-alvo, pode-se direcionar o discurso e estratégias para conquistá-los. Para elaborar seus objetivos como vendedor, é preciso identificar as necessidades dos consumidores e conhecer o diferencial que os levará a adquirir o produto. Os novos empreendedores do mercado podem começar direcionando as vendas para um nicho específico de consumidores.

2. Invista na comunicação

Seja verbal ou visual, o importante é que a comunicação seja objetiva e sucinta. Por que o consumidor deve investir no produto? Nesse momento, é preciso avaliar bem a escolha de palavras e a postura adotada, pois elas vão fazer com que o cliente sinta empatia e mantenha o foco no que está sendo apresentado. Através da comunicação, é possível incitar a curiosidade e envolver o cliente, fazendo com que ele valorize o argumento do vendedor e, consequentemente, o produto.

3. Seja criativo

Ninguém compra aquilo que não precisa. E para convencer o consumidor de que aquele produto é útil e vale o investimento, é preciso despertar seu interesse. O importante é destacar a oportunidade e o diferencial, e não é preciso ser insistente ou inconveniente. O segredo está na criatividade. Não espere por perguntas, mas aja com proatividade, surpreendendo o cliente com demonstrações práticas ou criando exemplos de situações em que o produto pode atender às necessidades do consumidor.

4. Saiba negociar

Com o consumidor interessado em adquirir o produto, a etapa final é concluir a venda e negociar. Um bom vendedor sabe diferenciar os tipos de clientes e analisar caso a caso. Ele deve estar aberto a novas ideias e ofertas, e chegar a um acordo onde ambos saiam satisfeitos. Lembre-se de que, principalmente em tempos de instabilidade econômica, o consumidor quer economizar e o comerciante, vender. É negociando que o vendedor conquista clientes e fortalece sua imagem profissional.