Mais comentada

Estreia no Administradores Premium o filme "Um encontro com Peter Drucker"

Inédito no Brasil, filme revela da maneira mais íntima possível como pensava o mais proeminente nome moderno da Administração, e é um conteúdo essencial para qualquer pessoa que estuda ou atua na área

Redação, Administradores.com,
Administradores.com

Estreia nesta quinta-feira (16), com exclusividade no Administradores Premium, o filme "Um encontro com Peter Drucker", produção inédita no Brasil que faz um registro histórico de um dos maiores pensadores da história da Administração e pai da Administração Moderna, Peter Drucker.

Ao longo de 55 minutos, Drucker faz um mergulho em suas publicações, reconstruindo os processos que levaram à elaboração de alguns de seus principais trabalhos, e revelando detalhes sobre a recepção de obras como “O futuro do homem industrial” seu clássico estudo sobre a General Motors.

Apesar de ter contribuído decisivamente para a transformação do que hoje conhecemos como gestão de pessoas, Drucker conta que seu trabalho não foi bem aceito na época. Ao propor que os trabalhadores tivessem melhores condições para executar suas tarefas e terem uma vida confortável, o que incluía a adoção de políticas sociais dentro das empresas e a criação de canais diretos entre a alta gestão e o chão de fábrica, o autor despertou a antipatia de executivos e sindicatos. Confira o trecho:


Dirigido pela cineasta francesa Marie-Hélène Oulion, o filme também conta com a consultoria científica do sociólogo Erhard Friedberg, que conduziu as entrevistas na casa de Drucker, em Claremont, na Califórnia, em 1999. Além de abordar os livros, a conversa entra em temas como a estrutura organizacional de empresas e a liderança.

Sobre o último, Drucker faz muitas ressalvas à ideia que se costuma difundir sobre o aspecto. Austríaco que viveu os horrores da 2º Guerra Mundial e, logo depois, da Guerra Fria, Drucker sempre foi muito reticente à ideia da liderança carismática. Ele acreditava que líderes carismáticos podem esconder grandes perigos e não costumam engajar as equipes fazendo-as se sentirem realmente parte do trabalho e dos resultados, mas pela adoração que devotam ao líder. Ele exemplifica sua preocupação no filme:



Com trechos dedicados também a temas como estratégia e gestão de processos, a produção é um grande resumo da obra do autor, que se mantém atual e relevante mesmo com o avançar dos anos. "Um encontro com Peter Drucker" é um conteúdo essencial para qualquer pessoa que estuda ou atua em Administração, que revela da maneira mais íntima possível como pensava o mais proeminente nome moderno da área.




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração