Mais comentada

Excel para administradores: qual sua aplicação na prática?

Seja numa faculdade ou ambiente de trabalho, o Excel se tornou um software obrigatório no currículo de um bom administrador

Publieditorial,
istock

Você provavelmente não conhece ninguém do seu meio de amizade que nunca tenha ouvido falar no Excel. Seja numa faculdade ou ambiente de trabalho, o Excel se tornou um software obrigatório no currículo de um bom administrador. 

Mas, mesmo sabendo sua importância, muitos questionam a real utilidade do Excel na vida de um administrador, o quanto ele pode ajudar a realmente otimizar processos e entregas dentro da empresa.

Por isso, nesse artigo irei lhe falar sobre 3 funções extremamente importantes desse software, uma planilha pronta 100% editável para você e um compilado com 20 planilhas para você tornar sua administração cada vez melhor! Vamos lá?

1 - O que é Dashboard?

Se é pra começar a falar de Excel, vamos começar com o pé direito! O dashboard é uma representação visual das informações mais importantes de um processo na forma de um painel de controle.

É uma ótima maneira de tomar decisões rápidas pautadas em números e não somente em achismos e suposições. Na vida de um administrador essa ferramenta é imprescindível, afinal, interligar inúmeras áreas não é uma tarefa fácil!

Veja só um exemplo…

Esse é um dashboard onde você consegue visualizar várias informações importantes como a evolução do faturamento, o faturamento em detalhes, indicadores operacionais e também outras informações pertinentes para a organização.

Quer aprender como montar seu dashboard? Acesse já o artigo sobre como fazer um dashboard no Excel!

2 - Procv: como usar essa função do Excel?

Você acabou de receber uma tabela gigante com inúmeros dados e precisa extrair dela as informações que realmente são importantes para você. Como fazer isso? Procurando linha por linha e coluna por coluna? Claro que não!

A função PROCV lhe permite buscar a informação desejada e retornar aquilo que busca. Por exemplo, você tem uma tabela com inúmeras marcas de pneu e quer encontrar o preço de um determinado pneu.

Através da utilização do PROCV, você consegue buscar na tabela a marca e pedir a função para lhe retornar o valor encontrado daquele pneu. Incrível, não?

Quer saber mais através de uma aula prática? Acesse o artigo sobre como utilizar a função PROCV!

3 - Tabela Dinâmica no Excel

Essa é, provavelmente, uma das funções mais utilizadas do Excel! Ela serve para profissionais de todas as áreas e vou lhe explicar o motivo!

A tabela dinâmica permite que você resuma uma tabela gigante, filtrando apenas as informações que você mais precisa. Como assim?

Vamos supor que você tenha uma tabela de vendas com região, vendedor, mês, setor da empresa, faturamento, margem de lucro e lucro.

 

Através da utilização da tabela dinâmica você consegue determinar quais dados quer ver, como por exemplo, analisar o faturamento total de cada setor por região. Veja só…

Creio que isso deixa claro o valor que a tabela dinâmica agrega ao administrador que sabe utilizá-la! Portanto, não perca tempo e acesse agora o artigo de Tabela Dinâmica para aprender o passo a passo para montar a sua!

4 - Gestão de compras no Excel

Vamos ver agora uma planilha complexa que pode lhe ajudar, certo? Seu conhecimento em Excel, seja básico ou avançado, vai lhe permitir ir criando planilhas cada vez mais eficientes e com maior grau de dificuldade!

Por exemplo, você consegue criar uma planilha como a que vou lhe mostrar, onde você pode administrar a gestão de compras da sua empresa de forma extremamente eficiente e fácil de compreender.

Através de 4 abas: cadastramento, compras, gráfico mensal e gráfico por fornecedor você consegue gerenciar de forma tranquila a quantidade que será comprada de cada fornecedor!

Quer acessar essa planilha pronta de forma 100% gratuita e 100% editável?

 

E se ficar com alguma dúvida na utilização da planilha, acesse o artigo sobre como fazer uma gestão de compras no Excel!

5 - 20 planilhas para você!

Creio que já deu para perceber a importância do Excel para um bom administrador, certo? Então, para não estender muito esse artigo, compilei num só artigo 20 planilhas gratuitas e 100% editáveis para lhe auxiliar nos seus processos administrativos!

Nele você irá encontrar planilhas para realizar diversas ações, como montar uma escala de trabalho, elaborar um plano de cargos e salários, controlar orçamentos, análise de ponto de equilíbrio financeiro dentre inúmeras outras!

Então não perca tempo e acesse agora o artigo!

Excel é vida!

Não é por acaso que esse software é utilizado em praticamente todas as empresas existentes! Desde funções básicas até programar rotinas para serem executadas automaticamente, o Excel te permite trabalhar com um universo de infinitas possibilidades!

Saber utilizar esse software se tornou obrigatório no mercado, e dominar suas funções com maestria é um grande diferencial!

Se você abriu os links deste artigo, pôde experimentar gratuitamente algumas aulas da Formação Master em Excel e ver como as funções são aprendidas na prática.

Sabendo disso, o que você está esperando? Se inscreva agora nessa Formação e torne-se um administrador diferenciado dos demais!