Inovação é saída para que micro e pequenas empresas continuem a crescer

Eles continuam empregando e acreditam no potencial de crescimento do próprio negócio

Redação, www.administradores.com,

Do ponto de vista financeiro, o Brasil parece ter superado a fase mais aguda de sua crise. Mas, de maneira geral, a economia ainda cambaleia. E, com a instabilidade política, a insegurança de empresários e trabalhadores só prolonga a agonia. Como crescer num cenário como esse?

Enquanto os fatores externos não se estabilizam, o caminho é “olhar para dentro do próprio negócio, identificar seus pontos fortes e fracos, ouvir os clientes e buscar soluções criativas para os problemas dos quais se tem controle”, alerta Walter Aguiar, superintendente do Sebrae Paraíba.

Junho fechou com saldo positivo no número de empregos gerados, foram 35.769 novos postos de trabalho criados no Brasil, 14% a mais que o mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Mesmo assim, aindam são mais de 13 milhões de desempregados no país.

Já a inflação oficial fechou o mês de junho com resultado negativo (deflação) de 0,23%, pela primeira vez em 11 anos. Mas o recente aumento de impostos nos combustíveis, que dobrou a alíquota incidente na gasolina, vai impactar negativamente esses dados, já que além de afetar o orçamento doméstico na área de transporte, terá reflexos em toda a cadeia produtiva, tendendo a aumentar preços de alimentos também, devido ao aumento nos custos de fretes.

Evento com Ricardo Amorim na Paraíba

Mesmo com instabilidade, os empresários driblam as dificuldades e buscam saídas para dar sustentabilidade aos pequenos negócios. Para apontar caminhos e identificar oportunidades que gerem resultados na prática, é que o Sebrae Paraíba traz para João Pessoa, o economista Ricardo Amorim, dia 8 de agosto, terça-feira, às 19h, no Espaço Gospel.

Com a palestra “Inovação e Oportunidades que geram resultados”, como programação do Seminário Desafios do Crescimento, realizado pelo Sebrae Paraíba. Na palestra serão tratados os temas: Por que inovar é tão importante? Por que o Brasil e o Nordeste devem voltar a crescer nos próximos anos? Que oportunidades isto trará nos setores de serviço, indústria e agronegócios? Como a economia criativa e a tecnologia da informação estão criando a maior geração de riqueza da história da humanidade e quais as oportunidades para os brasileiros?

Os dados do Caged revelam também que a Paraíba tem se destacado como um polo gerador de oportunidades. Somos o quarto Estado que mais empregou no Nordeste, passamos à frente do vizinho Pernambuco, do Rio de Janeiro, muito embora a região Sudeste tenha sido a que mais empregou com destaque para Minas Gerais, e ainda, do Rio Grande do Sul, que no somatório com os outros dois Estados fez a região Sul fechar o mês de junho com saldo negativo de empregos.

Conhecimento gera além dos números

Embora o clima seja, predominantemente, de desconfiança é possível crescer na crise e, para isso, sai na frente quem investe em conhecimento e inovação. O economista e debatedor do programa Manhattan Connection, da Globo News, Ricardo Amorim, se mantém otimista em relação ao fim da crise. O autor de “Depois da tempestade – saindo da crise”, explica que a história é cíclica, períodos críticos são temporários e sucedidos de um forte crescimento econômico.


Ricardo Amorim é economista, formado pela USP, é pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos. Ricardo Amorim é um dos debatedores do programa Manhattan Connection da Globo desde 2003. É também colunista da IstoÉ e apresentou a coluna Economia & Negócios na Rádio Eldorado. Único brasileiro na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corners, Ricardo Amorim profere, há anos, palestras sobre economias e tendências no Brasil e no exterior. Foi palestrante-âncora e dividiu painéis com figuras ilustres, de economistas ganhadores do Nobel a ministros de estado

Serviço

Palestra Inovação e Oportunidades que Geram Negócios
Dia 08 de agosto de 2017
Às 19h no Espaço Gospel

Informações: 0800 570 0800
Inscrições: www.sebraepb.com.br




Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração