O Magazine Luiza continua aprimorando sua estratégia multicanal e aperfeiçoando o modelo de atuação para que seja cada vez mais de forma integrada, unindo o mundo físico ao da internet. Por meio da plataforma Luizalabs, a empresa está desenvolvendo suas próprias plataformas e soluções, visando proporcionar melhor experiência de compra aos consumidores e tornar o ponto de venda cada vez mais digitalizado. De acordo com a diretoria da companhia, há diversas oportunidades para melhoria da rentabilidade e sustentação das margens em 2015 e espaço para ganhos de produtividade adicionais daqui em diante. Um dos destaque é a boa evolução na receita de serviços (+5,8% de crescimento no primeiro trimestre de 2015), que fez com que a participação dos serviços na receita bruta consolidada alcançasse 4,6%, comparado a 4,3% no mesmo período de 2014. Em abril, o Magazine Luiza iniciou a cobrança de frete e montagem em todas as lojas, e desde o final de 2014 está evoluindo na comercialização do Plano Controle (oferecido pelas empresas de telefonia celular que é um misto de plano pré e pós-pago). A empresa também possui uma ampla estratégia de marketing com o patrocínio do futebol, conjugado à promoção 'Esse Condomínio é Meu', que deverá contribuir para o incremento das vendas até o final do ano. Em 2014, a exposição na mídia com o patrocínio na Copa do Mundo e a campanha do 'Prédio pra Você' alavancaram as vendas no primeiro semestre de 2014. Considerando os dados da pesquisa mensal do comércio publicada pelo IBGE (PMC) para os dois primeiros meses do ano, a companhia obteve ganhos de participação de mercado, com destaque a para categoria de tecnologia. No primeiro trimestre do ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 2.252,4 milhões (contra R$ 2.268,9 no mesmo período de 2014), praticamente estável, em função da base de comparação elevada em relação ao 1T14 (SSS de +44,0% no e-commerce e +22,3% nas lojas físicas); e também devido ao efeito Copa do Mundo na categoria de imagem. No trimestre, as vendas no conceito mesmas lojas apresentaram uma redução de 3,0%, reflexo de uma queda de 5,3% nas lojas físicas e um crescimento positivo de 9,2% no e-commerce. Desconsiderando as vendas da categoria de imagem, a receita bruta das demais categorias cresceu 4,8%. Apesar do decréscimo nas vendas mesmas lojas, a companhia apresentou uma evolução do EBITDA de 5,5% para R$ 127,4 milhões. Esse resultado foi obtido em função da manutenção da margem bruta no mesmo patamar, do melhor controle das despesas com vendas, gerais e administrativas, que apresentaram uma evolução de apenas 1,6%, bem abaixo da inflação no período; e de resultados das empresas coligadas Luizacred e Luizaseg. A performance da Luizacred apresentou novamente um excelente desempenho: o resultado da equivalência patrimonial cresceu 19,4%, em relação ao primeiro trimestre de 2014, para R$ 23,7 milhões, representando um retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROE) de 35,1%. Os indicadores de atraso da carteira da Luizacred também apresentaram uma melhora consistente. O Cartão Luiza continua a ser um instrumento importante de fidelização para a Companhia, com aumento de sua participação no mix de pagamentos. Apesar do crescimento do EBITDA, o lucro líquido (totalizado em R$ 2,9 milhões) foi influenciado pelo aumento das despesas financeiras em função da elevação significativa da taxa de juros no período. Desempenho Luizacred As receitas da intermediação financeira cresceram 7,6% no primeiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 24,4% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza, que compensou a redução de 12,6% nas operações financeiras realizadas com o CDC. O indicador de atraso total da carteira da Luizacred melhorou 0,3 p.p. em relação a mar/14. O indicador de curto prazo (NPL 15) melhorou 0,2 p.p. em relação a mar/14, e a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) permaneceu estável em relação a mar/14. O aumento dos indicadores de atraso, quando comparado ao trimestre anterior, reflete o efeito da sazonalidade das vendas. Um importante destaque da Luizacred foi a redução no nível das provisões, refletindo a melhoria dos indicadores de atraso e do perfil da carteira. As provisões líquidas de recuperações caíram 4,2% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014 e representaram 3,0% da carteira total no primeiro trimestre de 2015 (contra 3,4% no 1T14). Além disso, o índice de cobertura da carteira ficou basicamente estável em 122% em mar/15 (versus 126% em mar/14). Em 2015, o resultado operacional da Luizacred foi de R$ 78,9 milhões, representando 23,3% da receita da intermediação financeira, uma evolução quando comparado ao resultado operacional de R$ 66,1 milhões no primeiro trimestre de 2014 (21,0% da receita da intermediação financeira). O lucro líquido no trimestre foi de R$ 47,4 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 35,1% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE), superior ao resultado de R$ 39,7 milhões no primeiro trimestre de 2014.