Mulheres: saiba se a empresa pode exigir o uso da maquiagem no trabalho

Caso a empresa puna suas profissionais por falta da maquiagem, ela é obrigada a fornecer os produtos

Karla Santana Mamona, InfoMoney,

Existem determinadas profissões em que é comum mulheres trabalharem maquiadas, como comissárias de bordo, vendedoras, recepcionistas, entre outras. No geral, são mulheres que trabalham atendendo diretamente o público. Mas será que a empresa pode exigir que a profissional trabalhe maquiada?

 

A advogada e sócia da área trabalhista do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Eliane Ribeiro Gago, afirma que a exigência não é comum e que, na verdade, as empresas aconselham as colaboradoras sobre o uso da maquiagem.

 

“Muitas empresas orientam suas funcionárias, até mesmo sobre como se maquiar. A exigência só é explícita caso a profissional seja punida por falta da maquiagem. Se não houver punição, como advertência verbal ou escrita, não é exigência. É orientação”, explica Eliane.

 

Quem deve pagar a maquiagem?


Caso a empresa puna suas profissionais por falta da maquiagem, ela é obrigada a fornecer os produtos para as mulheres. A advogada afirma que, nesta situação, a maquiagem é considerada uma ferramenta de trabalho.

 

“Essa exigência ou imposição gera um passivo trabalhista para a empresa. Mas não podemos esquecer que, em determinadas profissões, a maquiagem faz parte, por isso o juiz entende que está subentendido pela profissional que ela teria de trabalhar maquiada”, diz Eliane.

 

Como a profissional deve se maquiar


No ambiente de trabalho, a maquiagem não pode ser extravagante. A consultora e especialista em etiqueta profissional, Rosana Fa, alerta para que as profissionais não apareçam mais do que as outras pessoas que trabalham na empresa. “A maquiagem não pode fazer a pessoa destoar do grupo” diz.

 

A especialista explica que, no trabalho, é indicada uma maquiagem mais séria. As mulheres devem utilizar lápis de olho preto ou marrom, rímel e batom mais claro. Sobre o uso da sombra, Rosana explica que também devem ser cores claras.

 

“Está na moda maquiagem mais carregada, batons vermelhos e unhas coloridas, como esmaltes verdes, amarelos e azuis, mas tudo isso não é propício para o ambiente de trabalho” afirma Rosana.

 

Maquiagem depende da empresa


A consultora ressalta ainda que a maquiagem das profissionais deve estar relacionada diretamente ao perfil da empresa. “Existem empresas de moda em que a profissional pode usar tudo o que quiser, mas isso depende do clima informal”, avisa Rosana.

 

Já para as profissionais que não gostam de se maquiar, é indicado a utilização de apenas um produto para não parecer uma pessoa descuidada.

 

“Pode ser a aplicação de um produto em que a pessoa se sinta mais confortável, como gloss, blush ou rímel. Mas é importante usar, porque a ausência de maquiagem pode aparentar desleixo”, finaliza Rosana.





Tags: aparência comportamento maquiagem