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Natura acredita numa gestão empresarial socioambientalmente responsável

A Natura tem procurado realizar seus negócios baseada num modelo de gestão que, ao mesmo tempo em que promova o crescimento econômico e a perpetuação da empresa, reconheça o impacto ambiental e social que causa.

24 Horas News,
A Natura tem procurado realizar seus negócios baseada num modelo de gestão que, ao mesmo tempo em que promova o crescimento econômico e a perpetuação da empresa, reconheça o impacto ambiental e social que causa. Isto significa levar em conta nas decisões cotidianas estratégias e práticas que atendam às necessidades do negócio, do ser humano e das comunidades, sem comprometer o meio ambiente e as necessidades das gerações futuras.

Além disto, a preocupação com a qualidade das relações é parte integrante do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. Neste modelo de gestão empresarial, essas relações são baseadas na ética, transparência e canais de diálogo aberto com os diversos públicos envolvidos em suas atividades.

Nos últimos anos, a companhia tem buscado estabelecer processos e sistemas que garantam a incorporação desses princípios ao planejamento estratégico e ao dia a dia do negócio. Em 2004 avanços importantes foram alcançados.

O balanced scorecard da companhia passou a refletir as três dimensões da sustentabilidade. Hoje, o mapa estratégico da Natura contempla metas econômico-financeiras e socioambientais. No planejamento estratégico, esse modelo se desdobra por toda a companhia, influenciando as ações das diversas diretorias.

O que dá suporte a esse processo, do ponto de vista das metas e dos indicadores sociais, é o Sistema de Gestão de Responsabilidade Corporativa, criado há cerca de dois anos e aperfeiçoado em 2004. Por meio desse sistema, foi feito o diagnóstico detalhado do relacionamento da Natura com seus diversos públicos, o que resultou no levantamento de temas a serem incorporados ao planejamento estratégico.

Com isso, as áreas da Natura passam a acompanhar, sistematicamente, as questões relativas à qualidade da relação com os diversos públicos, com base em aspectos como ética, transparência e eficiência dos canais de diálogo, inclusive para temas não-negociais. As diversas ações relacionadas aos aspectos críticos da gestão socialmente responsável são acompanhadas por meio dos indicadores da Matriz de Investimentos em Responsabilidade Corporativa.

A Natura é a única empresa brasileira a entrar no ranking Global Reporters 2004, que elegeu 50 empresas com relatórios anuais eficientes na integração de informações financeiras, sociais e ambientais. A empresa estréia nesta lista, realizada de dois em dois anos desde 1994, com o Relatório Anual de 2002, lançado em 2003, justamente na primeira vez em que a agência SustainAbility leva em consideração o equilíbrio entre as informações financeiras e de governança corporativa na avaliação.

Das 50 empresas que constam na lista, 47 utilizam o modelo proposto pelo GRI - Global Reporting Initiative, instituição internacional que visa desenvolver e disseminar um modelo de comunicação sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais das atividades empresariais. No Brasil, a Natura foi a primeira empresa a adotar integralmente este modelo.

As questões ambientais merecem da Natura toda a atenção e cuidado, seja nos processos produtivos internos, seja na obtenção de insumos de fornecedores, ou ainda na participação e patrocínio em projetos de interesse geral. A Natura possui uma área ambiental desde 1997. O departamento foi criado para implantar ações ambientais pontuais e acompanhar alguns indicadores como consumo de água, energia, geração de resíduos e programa de coleta seletiva.

Há três anos, essa área ganhou status de gerência e atua prestando consultoria interna, realizando auditorias e representando a Natura junto a fóruns técnicos governamentais e sociedade civil. Quanto aos procedimentos internos, a Natura conquistou, em 2004, a certificação de acordo com as normas ISO 14001.

Natura

A Natura registrou em 20005 uma receita bruta da ordem de R$ 3,24 bilhões, o que representou um crescimento de 27,7% em relação ao ano anterior. No momento, a Natura conta com um quadro de cerca de 3.400 colaboradores e 483 mil Consultoras no Brasil. Outras 36 mil Consultoras atuam no Chile, Argentina e Peru. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de parceria com um distribuidor. As operações de venda direta no México foram iniciadas em agosto do ano passado. Na França, a Casa Natura foi inaugurada em 22 de abril de 2005. Localizada em Paris, é a primeira loja mundial da empresa.