A Mobile Marketing Association e a Nielsen Ibope, a cada trimestre, lançam pesquisa sobre o mercado e comportamento do consumidor de smartphones. Nesta edição, a pesquisa, que teve o patrocínio da Vivo, Spring Mobile Solutions, Agência Ginga e Fidelity Mobile, levantou dados importantes. Um exemplo é o aumento significativo de 95% nas vendas de smartphones em 2013 (em comparação ao ano de 2012). A distribuição da tecnologia ainda está com a maioria (51,2%) no 3G e apenas 1,2% no 4G; Andróid tem penetração de 73% enquanto IOS 14%. Windows phone 8%. Blackberry perdeu força e só tem 1% de penetração no mercado. 33% das pessoas usam o smartphones como principal meio de acesso à internet. Em primeiro lugar usam email, praticamente empatado com as redes sociais (77%). Em seguida usam mais vídeos (54%); os três momentos em que os usuários mais conectam em seus dispositivos: 52% em momento de espera (médico, trânsito e cinema). 48% antes de dormir e 42% logo após acordar. Confira outros dados: · 6% entram em redes sociais por meio de aplicativos; 15% entram por navegador e 33%, por ambos. · Nos últimos 30 dias, 14% dos donos de smartphone fizeram alguma compra pelo aparelho · Dos que compraram, 27% gastaram mais de 300 reais. · Em dezembro foram vendidos mais smartphones do que outros tipos. 55% smart, 22% multimídia, 23% feature · Tablets: aumento no varejo de vendas em 2013 foi de 312% · Os abaixo de 1000,00 aumentaram 509% e já representam 87% do mercado. · Mais mulheres que homens usam smartphones em faixa etária mais jovem. Acima de 50 anos a tendência se inverte e mais homens usam. · Whatsapp foi o que mais cresceu. Em setembro 53% dos usuários de smartphones usavam. Hoje são 74%. · Mais jovens usam mais whatsapp do que facebook. · 29% dos usuários lembram de terem visto produto ou marca anunciados em smartphones nos últimos trinta dias.