Artigo / Gestão de Operações e Logística

IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE RASTREAMENTO NA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

IMPACTO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE RASTREAMENTO NA LOGÍSTICA EMPRESARIAL.

RESUMO
Este relatório de dissertação em andamento descreve o objetivo, a metodologia e os principais resultados esperados com a dissertação de mestrado em andamento. Essa dissertação tem como objetivo descrever a forma com que os sistemas integrados de rastreamento afetam a logística empresarial. Além disso, a dissertação visa fornecer subsídios para que uma empresa faça o levantamento de informações dos sistemas de satélites e, com isso, possa implementar e verificar o impacto que o uso dos sistemas integrados de rastreamento traz para os sistemas de logística empresarial. Este impacto será medido através de um questionário que está sendo respondido por pessoas ligadas às áreas de logística e segurança de empresas de logística, gerenciamento de risco e transportadoras que utilizem os sistemas integrados de rastreamento no estado do Rio de Janeiro.

ABSTRACT
This report describes the goal, the methodology and the main results expected for a master degree dissertation. The goal of this dissertation is to describe the way that integrated tracking systems affect the enterprise logistics. Besides that, the dissertation also aims to provide subsidies for an enterprise to collect information satellite systems and, with this, make possible the implementation of an integrated system of tracking and the check of the impact of its utilization to enterprises logistics systems. This impact will be measured based on a questionnaire that will be answered by people linked to areas of logistics and safety of logistics enterprises, risk management companies and transportation companies that use the integrated tracking systems located on the State of Rio de Janeiro .


1. INTRODUÇÃO
Até alguns anos atrás, quando o motorista cruzava os portões da transportadora e saía com os caminhões, ele se tornava a pessoa mais importante da empresa, tanto o veículo quanto a carga ficavam em suas mãos. Todavia a necessidade de uma gestão logística mais eficiente aliada o crescente número de roubo de cargas no Brasil obrigou o mercado de transportadores a aprimorar suas ferramentas de gestão. Baseado nas estatísticas de cargas seguradas feita pela Pancary, o roubo de cargas nas estradas vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos. Entre 1994 e 2001, o número de ocorrências por ano, cresceu de 3.000 para 8.000, ao mesmo tempo em que o valor das cargas roubadas, se elevavam de R$ 100 milhões para R$ 500 milhões. A estas perdas diretas adicionam-se umas séries de outros custos resultantes da preocupação com a segurança: roteirizações ineficientes, baixa utilização de capacidade para minimizar risco, gastos com segurança (CNT e COPPEAD, 2002). Nesse contexto, transportadores e operadores logísticos têm que investir em uma forma segura da carga chegar ao seu destino em tempo hábil e de forma completa, surge daí a emergência os sistemas integrados de rastreamento.

Com o advento dos sistemas de localização, toda informação referente à viagem passou a ser disponibilizada, pautada e orientada para o completo gerenciamento da frota.

Tendo em vista as constantes atualizações e inovações da tecnologia utilizada para controlar a movimentação dos veículos no transporte de cargas, de modo a aumentar a segurança e a eficiência na utilização na logística da frota, esta dissertação propõe observar o impacto que o uso dos sistemas integrados de rastreamento via satélite traz para os sistemas de logística empresarial em um âmbito geral. Estes ganhos são obtidos especificamente na área de logística de distribuição, gerenciamento de risco (segurança) e satisfação ao cliente (e-commerce). Este impacto será medido através de um questionário que deverá ser respondido por pessoas ligadas diretamente às áreas de logística e segurança das empresas. Posteriormente, serão exibidos os resultados alcançados até o momento, com a demonstração de características da aplicação. Por fim, serão traçadas as metas futuras do projeto.

O Gerenciamento de Risco consiste no planejamento das ações de prevenção de riscos operacionais relacionados à segurança das cargas transportadas, objetivando reduzir e minimizar o índice de sinistros, garantir a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento dos prazos de entrega contratados.

O Gerenciamento de Risco permite à empresa que tenha o SIR instalado oferecer
para a sua clientela a mais ampla cobertura securitária, na forma da legislação vigente, com apólices que contemplam desde acidentes rodoviários, avarias e faltas de mercadorias, até incêndios, furtos e roubos, assim como a administração da movimentação da frota. Esta movimentação é feita pelos SIR, que possibilitam o acompanhamento ou rastreamento de cada veículo durante todo o percurso de transporte.

O presente relatório está dividido em 4 seções, incluindo esta introdutória. A segunda seção apresenta dois sistemas integrados de rastreamento: os bloqueadores e os rastreadores. A terceira seção apresenta o desenvolvimento da dissertação de mestrado e a quarta e última seção apresenta as considerações finais desse relatório.

2. SISTEMAS INTEGRADOS DE RASTREAMENTO
É a tecnologia utilizada para controlar a movimentação dos veículos no transporte de cargas, de modo a aumentar a segurança e a eficiência na utilização da frota. Em geral, cada veículo é equipado com um módulo eletrônico que inclui um receptor de GPS e um dispositivo de comunicação, que permite a troca de mensagens entre os veículos e uma Central de Controle. Entre as tecnologias utilizadas nos mercados, esta seção apresenta os sistemas e as suas respectivas possibilidades de uso. De acordo com autor (Souza, 2003), esses sistemas podem ser divididos em bloqueadores ou rastreadores.

2.1 Bloqueadores
Bloqueadores são dispositivos de segurança que permitem o bloqueio do veículo à distância utilizando um pager embarcado no veículo. A estrutura de antenas que geram os sinais é, na maioria das vezes, de responsabilidade das operadoras de pager. A abrangência é a dos sistemas de pager, que engloba os grandes centros urbanos. Trata-se de equipamentos simples, que têm, normalmente, funções antifurto. Não fornecem a localização, pois não são capazes de enviar informações. Tem como vantagens o preço bastante acessível e funciona mesmo em ambientes fechados. Entre as desvantagens podemos citar a dependência do usuário e possui uma área de abrangência limitada (Souza, 2003).

2.2 Rastreadores
O rastreamento de veículos incorpora inúmeras possibilidades de uso, e há opções de diferentes sistemas com os quais o usuário pode contar. Há desde exemplos voltados principalmente para o controle de itinerários de caminhões até sistemas recomendados para quem quer monitorar os passeios do carro novo. Os sistemas disponíveis para esta função são: localização por direcionamento, triangulação de antenas e a utilização da constelação GPS. O uso do GPS é atualmente o mais comercializado no mercado de transportadores e operadores logísticos. Com o GPS temos três opções: 1) GPS + Celular, 2) GPS + Rádio, 3) GPS + Satélite. De acordo com Letahm (1996), o sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global ) é baseado em 24 satélites colocados em órbita do planeta Terra pelo governo dos Estados Unidos, os quais ficam permanentemente transmitindo sinais de controle para a Terra, de modo gratuito. Um aparelho receptor de GPS em qualquer lugar do planeta em que consiga sincronizar com pelo menos 4 desses satélites, poderá determinar sua localização em termos de latitude, longitude e altitude, sua velocidade e sentido de deslocamento. Na triangulação de antenas; trata-se de um sistema que segue o mesmo conceito aplicado aos satélites, porém utilizando antenas em terra. Oferece uma localização muito precisa, um custo de transmissão muito baixo, porém com uma área de abrangência limitada.

1) GPS + Celular: localiza via GPS conforme descrito e transmite as informações de coordenadas por um telefone embarcado no veículo. Recebe os comandos de bloqueio também por esse telefone. O funcionamento para localização depende do GPS e, para efeito de monitoramento (envio de sinais), depende do celular.

2) GPS + Rádio: localiza via GPS conforme descrito e transmite as informações de coordenadas por um rádio transmissor embarcado no veículo. Recebe os comandos de bloqueio também por esse rádio. O funcionamento para localização depende do GPS e, para efeito de monitoramento (envio de sinais), depende da potência do rádio.

3) No GPS + Satélite: nesta opção, a transmissão de sinais pode ocorrer, por exemplo, a cada minuto, por causa do baixo custo da comunicação via satélite. Por isto, trata-se de um sistema muito indicado para o uso em caminhões. Alguns possuem computadores de bordo, que permitem que o motorista envie textos livres ou formatados para a central, relatando ocorrências ou avisando sobre qualquer necessidade de mudança na rota, como também os tempos de paradas.

Dependendo do sistema escolhido pode-se ter uma solução simples, com apenas o rastreamento propriamente dito, até uma solução mais completo que possui todas as funcionalidades integradas (rastreamento, troca de informações entre a central e o veículo, acionamento de sensores a longa distância).

3. Desenvolvimento do Trabalho
Considerando-se o critério de classificação de pesquisa aqui desenvolvida, toma-se como base a qualificação em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.

Quanto aos fins, a pesquisa será de investigação explicativa, devido à tecnologia do sistema de GPS estar sendo cada vez mais utilizado nas empresas para a obtenção de um ganho logístico empresarial.

Quanto aos meios, a pesquisa será bibliográfica, de investigação “EX POST FACTO” e de campo. Bibliográfica, porque as fundamentações teóricas do trabalho estão baseadas em literatura especializada, materiais publicados e em relatórios empresariais de organizações líderes de mercado. A investigação será, também, “EX POST FACTO”, porque se utilizará fato já ocorrido nas empresas que digam a respeito ao objeto de estudo. A pesquisa será de campo porque coletará dados utilizando o questionário aqui desenvolvido.

O universo da pesquisa de campo será feito em todas as empresas de logística, gerenciamento de risco e transportadoras que utilizem os sistemas integrados de rastreamento no estado do Rio de Janeiro. A amostra foi definida pelo critério de selecionar as empresas de logística, gerenciamento de risco e transportadoras que tenham acima de 20 equipamentos e mais de 6 meses de uso.

Os sujeitos de pesquisa serão funcionários da área de logística e segurança da empresa, sendo participantes estes: diretores de logística, diretores de segurança, diretores operacionais, gerentes de logística, gerentes de segurança, gerentes de distribuição, analista de logística, analista de segurança, técnicos de logística, técnicos de segurança, operadores de logística e operadores de segurança, todos devem trabalhar na área por mais de um ano. Este tempo é relevante porque, de acordo as atualizações do mercado com as novas tecnologias. Como as mudanças vão ocorrendo à medida que novas tecnologias são disseminadas, é necessário certo tempo para tal disseminação e absorção. Não é por outra razão que os funcionários que responderão a pesquisa deverão estar vinculados a uma mesma empresa, no mínimo, há 3 meses .

Foi elaborado um questionário específico para cada área de atuação (logística e segurança ). Este questionário contém um total de 25 perguntas, sendo 18 perguntas da área de logística e 7 perguntas da área de segurança. A distribuição será feita através de e-mail, fax e pessoalmente, a devolução do mesmo poderá ser feita através de e-mail, fax, carta ou pessoalmente. Até o momento já foram distribuídos 160 questionários pessoalmente, 70 questionários por e-mail, 10 questionários por fax. A devolução foi de 85 dos questionários distribuídos pessoalmente, 15 dos questionários distribuídos por e-mail e 3 dos questionários distribuídos por fax. Foi criado um banco de dados com a ferramenta Access com o objetivo de realizar uma avaliação estatística. O passo seguinte será o levantamento dos clusters. Estes cluster visam reagrupar as informações obtidas no questionário por grupos com comportamento semelhante.

4. CONCLUSÕES.
O desenvolvimento da dissertação mostrou até o momento um grande potencial dos sistemas integrados de rastreamento. Os sistemas integrados de rastreamento provaram ser um método flexível e poderoso, resolvendo vários tipos de problemas logísticos e de segurança, além de a obtenção de soluções boas para problemas complexos em tempo reduzido das áreas de logística e segurança.

O objetivo da dissertação será observar os ganhos que o uso dos sistema integrados de rastreamento via satélite traz para o sistemas de logística empresarial em um âmbito geral, ganhos estes voltados especificamente para as áreas de Logística de Distribuição, Gerenciamento de Risco ( segurança ), Satisfação ao Cliente (e-commerce ).


Apesar dos fortes evidências que os SIR auferem benefícios logísticos, os custos de aquisição dos equipamentos de SIR ainda são muito altos para uma grande parte significante do mercado de transporte rodoviário.

Completo e instalado, um SIR pode chegar a R$ 10 mil por veículo se o cliente optar pelo hardware e software completos, com todas as ferramentas de logística e gerenciamento de risco. Se optar apenas pelos SIR de logística, vai pagar na faixa de R$ 5 mil a R$ 8 mil, dependendo da tecnologia escolhida. Faz parte do pacote a instalação do equipamento no caminhão e do software, além disto também é necessário considerar o treinamento para utilização do SIR em ambos os casos.

Depois de comprar o sistema, o cliente se torna um assinante do serviço de comunicação. A média de comunicação por caminhão varia de R$ 150,00 a R$ 180,00 - para quem usa os sistema apenas para logística - e de R$ 210,00 R$ 240,00 para o pacote completo, de logística e segurança. Geralmente o treinamento dos usuários e a garantia de um ano, incluindo mão-de-obra, são fornecidos pelo fabricante do SIR e são gratuitos. Há também em algumas das empresas fornecedoras dos SIR um serviço de pós-venda que está dentro do pacote adquirido.

Segundo Ferronato (2004), estima-se que existam no mercado brasileiro em torno de um milhão e oitocentos mil caminhoneiros que ainda não investiram em nenhum tipo de SIR.

Na nossa opinião, o problema principal não é custo de aquisição ou de manutenção por dos SIR, mais sim uma questão cultural. Grande parte da frota de caminhões brasileira ainda é de profissionais autônomos ou de pequenas empresas, que ainda não dispõem de uma gestão profissional adequada. Isto faz que o suo de tecnologia ainda seja pouco disseminado nestas empresas. Todavia o mercado transportador brasileiro está enfrentando a concorrência de novos players, o que está obrigando as empresas nacionais a se modernizarem rapidamente e por isso cremos que os SIR têm um futuro bastante promissor pela frente.


Referências Bibliográficas
Letham, Lawrence . GPS Made Easy. Canadá , 1996.
Confederação Nacional de Transportes e o Centro de Estudos em Logística do Coppead / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Transporte de Cargas no Brasil – Ameaças e Oportunidades para o Desenvolvimento do País, Setembro 2002.
Souza, O. Controle Via Satélite Transporte Moderno, Revista Transporte, número 401, setembro 2002, pp. 17

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