A controladoria é primordial para os resultados econômicos da Organização. Não basta apenas ter o controle no final do processo operacional. É necessário: prever, acompanhar e criar estratégias antes e durante o processo. As funções da administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, atuam como primodiais para desenvolver e manter a controladoria como meio de gestão das Organizações. É imprescindível ter o planejamento, o Budget, nos quais irão constar todos os custos, despesas e receitas necessários para negócio da empresa; verificar se a empresa está buscando atingir seus objetivos estratégicos; e interferir através do controle, solucionado incoerências que se porventura ocorrer. O papel do ControllerO Controller é o profissional responsável por atuar na área de controladoria. Seu papel é ter as informações planejadas e administrar os números de todo o processo desde as atividades de início, meio e fim. É importante que tenha visão sistêmica para intervir se for o caso, na área de Produção, Logística e Vendas. A apuração adequada dos números, torna-se a tomada de decisões empresariais mais assertiva, buscando o desempenho adequado em todas as áreas da empresa, e consequentemente deixará seu diferencial competitivo no mercado. REFERÊNCIAS MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISH, Sílvio. Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. 137 p. MOSIMANN, Clara e FISCH, Sílvio. Controladoria seu papel na administração de empresas, 1993. In: KOLIVER, Olivio. A contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil. Porto Alegre: Ed. CRCRS, 2005. p.14 e p.16.