JOSÉ IVO CARVALHO DE OLIVEIRA RESUMOO presente artigo científico busca fornecer informações sobre a importância da Administração, seu contexto histórico, desafios da profissão e a importância da pesquisa científica para a área da administração. Verifica-se no contexto aqui exposto que o administrador é um profissional que tem um papel essencial nas organizações, faz todo um diferencial com seus conhecimentos técnicos e profissionais, e em contrapartida é uma profissão que não é valorizada apesar da sua importância. Mostra a decadência da profissão, onde as empresas ainda são gerenciadas pelo próprio dono que não tem nenhum conhecimento na área da administração. A pesquisa científica é muito importante na administração, visto que, permite ao administrador fazer projeções futuras, saber lidar com problemas internos e externos de modo diferenciado, expande os conhecimentos técnicos e científicos dentro da profissão. Destaca ainda alguns autores renomados que detalham a profissão do administrador, entre eles: Drucker (1977, p.31), DuBrin (1996, p.2), Mayo (2003, p.10), Ferreira (1969, p.873) e Daft (1999, p. 5). Onde em suas afirmações deixam explícito o quão a Administração é importante nas organizações, assim como o papel do Administrador. Palavras-ChaveAdministração. Administrador. Pesquisa. Desvalorização. Atuação. ABSTRACT This article aims to provide information on the importance of the Administration, its historical context, challenges of the profession and the importance of scientific research to the area of administration. It is verified in the context here exposed that the administrator is a professional that plays an essential role in organizations, makes a differential with their technical and professional knowledge, and in return is a profession that is not valued despite its importance. It shows the decline of the profession, where companies are still managed by the owner himself who has no knowledge in the area of management. Scientific research is very important in administration, since it allows the administrator to make future projections, to deal with internal and external problems in a different way, expands the technical and scientific knowledge within the profession. It is worth mentioning some renowned authors who detail the profession of the administrator, among them: Drucker (1977, p.31), DuBrin (1996, p.2), Mayo (2003, p.10), Ferreira and Daft (1999, p.5). Where in their statements they make explicit how management is important in organizations, as well as the role of the Administrator. KEY WORDSAdministration. Administrator. Search. Devaluation. Acting. 1- INTRODUÇÃOA formação do profissional em administração requer um empenho bem maior, haja visto que esse profissional irá se deparar com diversas situações adversas, não menosprezando as outras profissões, onde terá que se adequar constantemente a mudanças que são impostas tanto interno, ou seja, mudanças dentro da organização como principalmente externo, sendo o próprio mercado, concorrentes, novos serviços e produtos, exigências da clientela, novos funcionários, adequação de metodologias, novos conhecimentos, como o uso da pesquisa científica dentro da administração e métodos de controle e melhoria de gerenciamento da organização.Esse profissional detém habilidades que são singulares a ele, habilidades essas que são indispensáveis para qualquer organização, seja pública ou privada, mas que apesar disso é um profissional desvalorizado, que acaba sendo substituído por pessoas desqualificadas para o cargo por motivos de culturas praticadas no Brasil. O presente artigo baseia-se em uma pesquisa bibligráfica com abordagem qualitativa, tem como objetivo mostrar a importância da Administração, da pesquisa dentro da administração, focando no profissional, suas habilidades, competências e desvalorização. 2- DESENVOLVIMENTO 2.1- ABORDAGEM HISTÓRICA DA PROFISSÃO DO ADMINISTRADORDaft (1999) define a administração como 'a realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, através do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais', porém, este servirá apenas para conceituar a fim de melhor entendê-la, pois até então não se explorará o mérito sobre quem a desempenha.Percebe-se que a Administração não é algo fácil de desempenhar já que depende de quem a desempenha, dos métodos aplicados, do produto ou serviço, podendo então, ter resultados satisfatórios ou insatisfatórios.A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. (FERREIRA, 1981. p.38).A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos surgimentos da Ciência da Administração. (MAXIMILIANO, Atlas. 2000).O ponto de partida, e provavelmente o ato mais importante para a Administração no Brasil, foi a assinatura, em 09 de setembro de 1965, pelo então Presidente da República Federativa do Brasil, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, da Lei nº 4.769 que regulamenta a profissão do Administrador em todo o território nacional (BRASIL, 1965).Tem-se que o início da regulamentação dessa nova profissão ocorreu ainda em 1931, ano em que foi criado o Instituto da Organização Racional do Trabalho (IDORT), tendo como precursor o Professor Roberto Mange, nascido na Suíça e posteriormente naturalizado brasileiro como diretor técnico.Ainda em meados do mesmo ano, no Estado de São Paulo, o Dr. Luiz Simões Lopes fundou o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que oferecia o curso de Técnico de Administração (hoje Administrador), tendo por objetivo enviar brasileiros aos Estados Unidos para aprender técnicas mais modernas dentro da Administração para o aperfeiçoamento de suas atividades profissionais. Quando esses profissionais retornavam ao país, passavam os ensinamentos recebidos a outros interessados, tornando, eles, pioneiros da Administração no Brasil. É importante citar ainda que, sob orientação do Dr. Luiz Simões, no ano de 1944, foi fundada a Fundação Getúlio Vargas, referência no ensino da Administração (CFA, 2011).Outro ato importante na história da administração sem dúvidas foi a criação da TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA), onde começou com a “ênfase nas tarefas”, na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a “ênfase na estrutura” com a Teoria Clássica de Fayol. Visto que pela teoria o que era levado em consideração no início era m as tarefas a serem desempenhadas pelos indivíduos, depois com mudanças passou tambem a ser observado a estrutura da organização, sendo então finalizada em cinco estruturas: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. 2.2- ASPECTOS CONCEITUAIS SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADORSegundo Santos (2006) 'O planejamento está ligado ao que se deseja no futuro e o que fazer para alcançá-lo, definindo todos os recursos necessários, a organização designa as funções desses recursos para acompanhar o planejamento e refletir o empenho na realização do mesmo, a liderança, cada vez mais valorizada, deve influenciar de forma positiva para o sucesso da execução das atividades necessárias para chegar ao objetivo planejado, respeitando a organização estabelecida por meio dos recursos e verificada através do controle, ou seja, o Administrador deve monitorar se a organização esta no rumo certo para alcançar seu objetivo planejado, se a organização e a liderança estão sendo realizadas de acordo com este objetivo.' Nesse contexto, mostra o papel do administrador e que nada mais importante do que ter uma pessoa qualificada à frente dessa organização para que todo esse trabalho de pesquisar primeiramente, analisar e definir parâmetros, consiga chegar ao resultado esperado. Com isso, é necessário entender a importância da administração para uma organização, onde que Ferreira (1969) define organização como 'organismo; empresa; instituição e em organismo', o mesmo autor na mesma obra e página o define como 'constituição; combinação; ordem'. Logo, afirma que todos os processos dentro de uma organização estão ligados e devem obedecer a um determinado objetivo.Para Drucker (1977), 'a administração é o órgão da entidade que não tem função em si mesma, e, na verdade, não tem existência em si mesma. A administração divorciada da entidade a que serve, não é administração'. Entende-se que para realmente haja uma administração é necessário ter uma entidade, uma organização, uma empresa, a gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, não podendo, por exemplo, ser confundida com a gerência pessoal.É visto que a profissão do Administrador ainda nos dias atuais sofre decadências de mercado, visto que muitas empresas são ainda gerenciadas por donos ou parentes que não possuem nenhuma formação profissional, sem dar destaque à profissão do Administrador, que leva como vantagem o conhecimento teórico e profissional que adquiriu em estudos e pesquisas ao longo de sua formação. Fato confirmado por Druker (1977) 'em 1950, Howard Hughes foi obrigado pelo governo norte americano a renunciar ao controle da Hughes Aircraft Company que lhe pertencia por inteiro, produzindo componentes eletrônicos de decisiva importância para a segurança do país. Os administradores foram introduzidos porque ele teimou em dirigir sua própria empresa como proprietário'.Para provar a importância do administrador e sua autonomia, ele e a administração constituem necessidades específicas de todas as entidades independentes do tamanho, porte ou área de atuação da mesma, pois são eles que devem manter a coesão para o bom funcionamento da organização, fato confirmado por Drucker (1977) diz ' os administradores fazem o serviço que lhes é inerente, não fazem por delegação do proprietário'.Autores como DuBrin (1996) já iniciam seus conceitos incluindo essas atividades como forma de administração e chega a dizer que 'o termo administração também é usado para designar uma disciplina específica, para as pessoas que administram, e para a escolha de uma profissão'. Então Administração não é só uma disciplina que se estuda e se forma, mas uma profissão. O administrador não pode ser considerado apenas o chefe, o supervisor, ele é, mesmo não sendo o dono da entidade, a pessoa com maior poder dentro da organização. Conforme Druker (1977) 'administrar uma entidade privada ou publica é intrinsecamente diferente de dirigir o que nos pertença, ou de dirigir o exercício da medicina ou de uma advocacia por si mesmo praticada'.Costuma-se falar as vezes que o administrador tal é bom e que o outro ali é ruim, mas essas concepções elas dependem do ponto de vista de quem as vê, mas Drucker (1977) é claro ao afirmar que 'a administração não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade'. O bom administrador não é aquele bonzinho que 'passa a mão na cabeça' dos subordinados, mas sim aquele que utiliza de suas técnicas e conhecimentos adquiridos na sua vida profissional.Para Santos (2006. apud DAFT; DUBRIN; 1988) 'O que autores como Daft e Dubrin fazem é afirmar que as pessoas ligadas ao poder, às tomadas de decisões, aos altos escalões nas organizações são, necessariamente, administradores. Não é porque se ao utilizar materiais cirúrgicos e realizar uma cirurgia que um indivíduo será chamado de médico, assim não é porque se pode dar ordens em uma organização, que se poderá ser chamado de administrador.'Baseado em Drucker (1977) quando diz que 'cada realização da administração é realização de um administrador' torna-se mais fácil para perceber a incoerência e a falta de valorização da administração e do administrador quando relacionado ao DuBrin (1996) venha a afirmar que 'um empregado não é um administrador no sentido gerencial, a menos que ele supervisione outros'.Mesmo em tempos atuais é visível a desvalorização do profissional em Administração, isso pelo mercado em si, pelo fato de ainda as empresas serem gerenciadas por pessoas que necessariamente não tenham formação na área mas percebe-se pelas passagens dos autores que essa desvalorização vem desde os primórdios.O administrador além da formação acadêmica, também no geral possui conhecimentos profissionais com sua vivência no meio das organizações, mas Drucker (1977) que mesmo ao questionar a utilidade de alguns cursos de formação para administradores refere-se à eficiência dos mesmos quando estes afastam os futuros ou já administradores de seus serviços, pois afirma que 'os administradores concentram sua atenção nas atividades, não são filósofos nem devem ser, devem sim, colocar em prática imediatamente aquilo que estudaram'.Visto que o autor acaba por dizer que o administrador formado academicamente não é bom adminsitrador pois esses conhecimentos podem afastá-lo da sua real função, então é notório que há contradições entre autores quanto ao administrador, enquanto uns defendem a formação acadêmica, outros defendem o administrador propriamente dito, aquele que adquiriu conhecimento no ato de administrar.Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC) .'Destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram “comandar e coordenar” que, atualmente, são chamadas apenas de “dirigir” Chiavenato (2003, s/p.)Mesmo com as mudanças das funções básicas de um administrador, percebe-se o quão grande é sua importância numa organização, onde pra colocar em prática todas essas funções que são complexas, é necessário ter conhecimentos específicos na área e de vivência profissional. Para o administrador desempenhar todas essas funções será necessário muito conhecimento.As organizações sofrem interferências externas que levam muitas a fecharem as portas, por vez que quem estar a frente da mesma não tenha conhecimentos especificos na área, e faça um mal gerenciamento, pois Mayo (2003) alerta que 'por melhor que sejam as pessoas contratadas, sua contribuição sofrerá forte influência do ambiente em que trabalham' e da mesma forma o autor ainda complementa 'o ambiente afeta o nível de sua motivação, comprometimento e lealdade, podendo encorajar ou inibir o uso total de suas habilidades'. Ficando evidente a importância do profissional em Administração, já que o mesmo é dotado de conhecimento e experiência, onde sem dúvida a pesquisa tambem é fundamental no desenvolvimento de suas atividades. Explicitada por Drucker (1977) quando diz que 'cada realização da administração é realização de um administrador'.Cabe ressaltar que o administrador é regido pelo Conselho federal de Administração (CFA) e o Código de Ética Profisional do Administrador (CEPA):CONSIDERANDO que o estabelecimento de um Código de Ética para os profissionais da Administração, de forma a regular a conduta moral e profissional e indicar normas que devem inspirar o exercício das atividades profissionais, é matéria de alta relevância para o exercício profissional. CFA (2008 s/p.) 2.3- IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ADMINISTRAÇÃOA pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento em qualquer área acadêmica. Na administração apesar de essencial, verifica-se uma carência de aplicação da pesquisa, tendo alguns pontos importantes: os próprios professores carecem de incentivos e condições adequadas para que se envolvam, eles mesmos, na pesquisa e no incentivo à essa prática em sala de aula.Segundo Bertero e Keinert (1994) 'Em termos de referencial, a produção científica brasileira fundamenta-se em produção estrangeira, à medida que assuntos, variáveis e problemas são os levantados por autores estrangeiros. Sintomaticamente, a produção nacional reproduz as oscilações e os modismos de inspiração quase que exclusivamente norte-americana'.Já se percebe o grau de carência da pesquisa em todas as áreas e na Administração que se desenvolveu mais lentamente que as outras Ciências Sociais, é ainda mais elevado.A cerca da importância da pesquisa na administração e sua deficiência, Pfeffer (1993) advogava uma solução trazida de outros campos de estudo: 'a formação de uma densa rede de pesquisadores que partilhassem uma visão unificada sobre o desenvolvimento do campo. Tal rede imporia seus pontos de vista sobre o campo, tornando-o, com o tempo, paradigmaticamente forte.'Atualmente, a pesquisa na administração consiste numa investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões empresariais.No meio dos negócios, o desenvolvimento do 'Método Científico' deixa para trás desenvolvimentos similares as das ciências físicas. Lá, os cientistas são mais rigorosos em seus conceitos e procedimentos de pesquisa. São mais avançados em seu desenvolvimento de teoria do que os cientistas empresariais. A pesquisa no meio organizacional tem origem muito mais recente e é, em grande parte, patrocinada pelas organizações empresariais que esperam atingir alguma vantagem competitiva .O administrador deve estar preparado com conhecimentos para administrar o ambiente interno da empresa, mas o maior desafio sem dúvida alguma são os desafios externos citados pelos autores, visto que esses fatores interferem diretamente no resultado da empresa não somente no campo financeiro, portanto a prática da pesquisa na Administração traz melhores soluções para os problemas encontrados e melhores visões para as inovações. O administrador que utiliza a pesquisa científica é capaz de fazer previsões e traçar projeções futuras para a melhoria da empresa, esse é o ADMINISTRADOR. 3- CONSIDERAÇÕES FINAISO presente artigo teve por finalidade fornecer informações sobre a importância da Administração, seu contexto histórico, desafios da profissão e a importância da pesquisa científica para a área da administração. Sendo abordado diversos contextos sobre a administração, o profissional da área: Administrador, com ênfase na desvalorização desse profissional ao longo da história, citados diversos autores que delimitaram, engrandeceram e tambem desvalorizaram o profissional acadêmico em Administração.Pelos estudos feitos sobre o tema discutido no presente artigo, conclui-se que a Administração tem um grande papel no desenvolvimento das sociedades, pois a mesma é responsável por dizer se essas sociedades serão bem sucedidas ou não, o ato de administar vem dos primórdios, somente bem depois sendo reconhecida como uma Ciência Social. O administrador tem um papel importante e imprescindível nas organizaçãoes, pois o mesmo tem a capacidade de desempenhar seu papel básico que é Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, além de fazer projeções de risco, saber lidar com situações inexperadas tudo isso com base em conhecimentos adquiridos na formação acadêmica e que a Pesquisa Científica na Administração tem grande relevância pelo fato de permitir ao profissional ter uma visão ampliada sobre sua atuação no desenvolvimento de suas atividades, com conhecimentos específicos e visão de futuro de riscos e êxitos.Diante do exposto, anseia-se que o presente artigo sirva para produções afins. 4- REFERÊNCIASDAFT, Richard L. Administração. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.Administração. In: FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1981. p. 38.Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração – 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo : Atlas, 2000BRASIL. Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965. Disponível em:http://www2.cfa.org.br/legislacao/leis/1965/Lei4769.pdf. Acessado em 07 jun.2018.______. Resolução Normativa CFA nº 353 de 09/04/2008. Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) e o Regulamento do Processo Ético do Sistema CFA/CRAs, e dá outras providências. Publicado no DO em 11 abr 2008. Disponível em: http://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-normativa-353-2008_108251.html. Acessado em 07 jun.2018Santos, Daniel Mendes Vianna Inneco. a importância da administração e a valorização do administrador. Artigo publicado em: www.repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/728/2/20019416.pdf. UniCEUb-Universitário de Brasília. Acessado em 07 jun.2018FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 11 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.DRUCKER, Peter F. Introdução à Administração. 3 ed. São Paulo: Moderna , 1998.DuBRIN, Andrew J. 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