A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. Maria Daiane Santos Silva – Graduanda do 8º Semestre de Administração da Faculdade FIT/ UNIESP. Toda empresa deseja crescer no mercado, mas para alcançar o sucesso as organizações precisam de um planejamento adequado. Porém, para que isso ocorra é necessário que a empresa elabore estratégias para que as metas e os objetivos sejam satisfatoriamente alcançados. Planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações são temas que devem ser aprofundados e analisados pelas empresas que desejam manter a sua competitividade no mercado. O Planejamento Estratégico é apontado como uma ferramenta de gestão, sendo um dos pontos essenciais para adequar problemas encontrados nas organizações. Ele aponta as medidas positivas que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. De acordo com Oliveira (2009) o planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à interação com os fatores externos- não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada. Para se elaborar um bom planejamento estratégico a empresa precisa conhecer e utilizar seus pontos fortes, conhecer eliminar ou adequar seus pontos fracos, conhecer e usufruir suas oportunidades externas e conhecer e evitar as ameaças. Porém, o grande problema em elaborar um planejamento é que muitas empresas iniciam suas atividades porque reconhecem uma oportunidade no mercado e sem ao menos entender ou conhecer elas arriscam, muitas delas não possuem objetivos estabelecidos, pois é difícil para elas determinar o que realmente desejam e às vezes elas acabam modificando seus objetivos de acordo com as mudanças das oportunidades no ambiente em que a empresa atua. Contudo, o grande desafio das empresas não é montar um planejamento estratégico, embora muitas empresas de diversos segmentos não possuam uma prática sistematizada de formulação das estratégias a partir de uma Visão definida, com uma estruturação lógica e interligada em todos os níveis de atividades da organização. O grande desafio está em disseminar as estratégias a todos os níveis da organização e outras Partes Interessadas, tirar o planejado do papel, implantando com sucesso e monitorando através de uma “Gestão Estratégica”. Somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as técnicas do Planejamento em longo prazo, que se baseiam em situações passadas. O que pode determinar grande parte do sucesso de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. O gestor que sabe utilizar esses instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a essa realidade e às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores conheçam bem cada um dos elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas empresas. O problema da pequena empresa é a falta de competência para dominar todas as etapas da cadeia de valor, além da própria capacidade de gestão de todas as suas etapas. Também é muito improvável que economicamente uma pequena empresa possa dominar todas as funções da cadeia produtiva. Tal situação acaba prejudicando o desenvolvimento estratégico da empresa e, consequentemente, sua competitividade dentro de um setor. Segundo Oliveira (2009), 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam na insuficiência de recursos. Nota-se que a grande questão para o aumento da competitividade e sobrevivência das empresas se relaciona à estratégia. Portanto fica claro que nos dias atuais os desafios enfrentados pelas pequenas empresas são inúmeros e que para vencê-los, a pequena empresa necessita de um planejamento estratégico bem definido. Conhecer todas as oportunidades e ameaças que cercam a empresa é de fundamental importância para que sejam definidas as estratégias necessárias para o sucesso da organização. REFERÊNCIAS OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos metodologia práticas. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2009.