Tenho notado o crescimento no índice de inadimplência nas empresas, visto pelo aumento de oferta de crédito e na alta de juros cobrados nos financiamentos, com isso o consumidor não têm conseguido honrar com seus compromissos. Mas pelo visto o que está ocorrendo também são falhas nos departamentos de vendas e cobranças, que muitas vezes não dão devida atenção à análise de crédito dos clientes. Em 2011, até o mês passado, a taxa de inadimplência já acumulava alta de 2,24%. De acordo com o levantamento, o encarecimento do crédito se deve em razão das medidas tomadas pelo Banco Central e “a pressão mais forte dos juros para a pessoa física” explicam o aumento do calote neste ano. De acordo com a Serasa Experian, a inadimplência dos consumidores, que vinha registrando quedas, pode começar a apresentar elevações entre o primeiro e o segundo semestres do próximo ano. A previsão deve-se ao aumento, em setembro, de 0,6% no Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência. Mesmo com a elevação do indicador, a perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses manteve-se abaixo dos 100 pontos – patamar inferior ao padrão histórico do brasileiro. As empresas tem se preocupado muito em vender e esquecem que a inadimplência começa no momento da venda, que muitas vezes é ocasionada pela disputa acirrada por novos clientes, a competitividade entre os vendedores em bater metas e os preços praticados pela concorrência, faz com que as empresas elevem seu custo de cobranças e recuperação de clientes. Para lidar com esse problema que têm atingido cada vez mais as empresas, é preciso conhecer bem os fatores que estão ocasionando a inadimplência. A partir do reconhecimento dos mesmos devem ser utilizadas medidas preventivas simples, mas que no dia-a-dia passam despercebidas por nós. Aqui vão algumas dicas fundamentais para se realizar uma venda com qualidade e reduzir a inadimplência: – Oriente sua equipe: Exija sempre o cadastro completo do cliente antes da liberação, mostre a seu colaborador que não adianta só vender, é necessário receber, pois com uma inadimplência reduzida, a empresa ganha em faturamento, deixa de perder com custos de cobrança e a perda de clientes. – Monitore as vendas: Acompanhar periodicamente as vendas é fundamental para verificar as condições de pagamento oferecidas, os descontos, o prazo médio de recebimento e o ticket médio gasto. – Mantenha o cadastro atualizado: Sempre que o cliente realizar uma nova compra é importante atualizar o cadastro verificando sempre o endereço, telefone e o limite de crédito estabelecido para compras a prazo. Na primeira compra sempre exija comprovante de residência (contas de água, luz e ou telefone), documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de renda e sempre confirmar esses dados por telefone. – Quando se tratar de cliente antigo, atualizar sempre os dados cadastrais, mantendo a confirmação por telefone. – Trabalhar com cartões de crédito e de débito, pois as taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores e aumento nas vendas. Há também uma forte tendência no mercado para a popularização dos cartões de débito e crédito – Outro grande problema que o empresário encontra são as contas bancárias recém-abertas, que apresentam um alto índice de inadimplência. Por lei, o comerciante somente poderá recusar a receber pagamentos por meio de cheques ou fazer qualquer outra restrição, se fixar cartaz visível, com as informações ao cliente, como por exemplo: “só aceitamos cheques com apresentação de CPF e RG, mediante consulta. Não aceitamos cheques de terceiros” – Nenhum estabelecimento é obrigado a aceitar cheques, mas deverá informar de forma clara ao consumidor que: “não aceitamos pagamento em cheque ou cartão”. – Analise o crédito do cliente: Manter um cliente adimplente é necessário alguns cuidados básicos no momento do cadastro, como: solicitar pelo menos três referências comerciais e bancárias, consultar a Serasa e verificar a última compra realizada, mas só isso não basta, é necessário entrar em contato com as referências comerciais e bancárias a fim de verificar alguns dados como: valor da última compra, tipo de pagamento e prazo. Vale ressaltar que, para clientes novos é fundamental definir um limite de crédito. – Incentive seus colaborares: sempre é bom lembrar que pessoas motivadas rendem mais e consequentemente tornam um ambiente mais agradável para se trabalhar, defina politicas de remuneração agressivas, bonifique seu colaborador de vendas não pelo volume e sim pela qualidade, distribua comissões por: vendas, adimplência e por margem de lucro, assim seu colaborador trará mais benefícios para empresa em termos de vendas, lucros e clientes fiéis. – Ofereça treinamentos: Reciclar e treinar seus colaboradores nunca é demais, promova e ofereça treinamentos nas áreas de vendas, negociação e análise de crédito. Uma equipe bem treinada produz mais e evita custos desnecessários. Cabe ao empresário seguir essas dicas preventivas para reduzir a inadimplência e manter os bons clientes em sua carteira, fazendo com que a empresa venda com qualidade, receba mais e que os colaboradores estejam motivados a buscarem sempre o melhor. Leonardo Moraes – Administrador de Empresas, Consultor Empresarial, Membro do Escritório – DMB Associados – Advocacia e Consultoria Empresarial.