Existe uma nova tendência no mundo empresarial, a gamificação. Mas afinal, o que é a gamificação? A gamificação, em uma explicação simples e objetiva, consiste em transformar materiais não jogáveis em jogáveis, usando ferramentas de games para que os mesmo possam se tornar mais atrativos para quem os utiliza. Ou seja, busca por meio de pontuação, objetivos, metas, rankings, jogos digitais, entre outras características de jogos, atingir um determinado objetivo previamente estipulado. Vamos exemplificar para ficar mais fácil o entendimento. Suponhamos que uma empresa que fabrica refrigerante vai lançar um sabor novo, e para isso ela quer, obviamente, divulgar o produto. Ela pode usar a gamificação e criar um jogo para smartphones e facebook no qual de alguma maneira divulgue o produto dela e tenha atratividade paraquem o utiliza. Ou seja, ela pegou algo que não tem nada a ver com jogo ou competição, e transformou nisso para atingir seus objetivos previamente estipulados. E para que a gamificação serve? Isso vai depender do objetivo de que quem a utiliza tem. No exemplo utilizado, a empresa poderia utilizar a estratégia para conseguir mensurar quem são as pessoas que estão utilizando o jogo (de onde são, faixa etária, gênero, escolaridade, etc.), criar uma proximidade maior com o público-alvo e divulgar o seu novo produto. É importante frisar que a gamificação não é utilizada apenas como meio de propaganda, mas pode ter diversas vértices, como por exemplo, ser utilizada como aumento de produtividade, na área financeira, de saúde, educacional, sustentabilidade, entretenimento digital, treinamento de novos funcionários, entre outros. Outro ponto importante é que a gamificação não é necessariamente feita por meios digitais, sendo muito mais antiga do que se pensa, embora o termo seja relativamente novo. Para se ter uma ideia, por exemplo, a criação de um sistema de rankeamento para os funcionários de uma empresa, de modo a incentivar os mesmo a melhorar sua produção e ganhar algum benefício em troca, já é uma utilização dessa estratégia, onde está sendo implementado um desafio extra para o colaborador com mecanismos semelhantes ao de jogos. Mais exemplos FoursquareSegundo o site da empresa: 'Foursquare é um aplicativo gratuito para ajudar você e seus amigos a aproveitarem o máximo dos lugaresonde estão. Quando estiver pelas ruas, use o Foursquare para compartilhar e salvar os lugares que visita.' Ok, mas onde está a gamificação? O foursquare dá pontuação para quem utiliza bastante o aplicativo, de forma que o usuário pode competir com seus amigos. Além disso, é dada certa recompensa quando um cliente vai muito a um lugar, como por exemplo o título de 'Mayor' (prefeito). Linkedin, dropbox, google +… Caso você tenha perfil em alguma mídia social, é provável que já se tenha deparado com a frase 'seu perfil está X% preenchido, clique aqui para terminar'. Esse sistema visa que os usuários tentem atingir o objetivo de 100%, dando o máximo de informação à mídia que está usando. Programas de fidelidade Sabe aquelas recompensas que as companhias áreas dão para os passageiros caso alcancem um determinado numero de pontos? Então, é uma estratégia de gamificação visando ter a fidelidade do cliente, como o próprio nome já diz, dando em troca certo benefício (em geral passagens inteiras ou desconto nas mesmas). Portanto… A gamificação é uma grande tendência e pode ter uma grandeeficiência pelo rápido feedback, boa atratividade e grande número de dados possíveis de serem mensurados, mas para que a mesma funcione é preciso ter um objetivo claro e uma mecânica atrativa para quem usa e eficaz para quem analisa.