1 O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO E O MARKETING DE BIBLIOTECA O Bibliotecário atua no mercado de trabalho em centros de documentação, dentro das bibliotecas, centro de informações, empresas públicas e privadas, trabalha com tecnologia de ponta e desempenha também a função de Gestor bibliotecário. O Profissional Bibliotecário possui habilidades técnicas, humanas e conceituais. Segundo Chiavenato (2002), a habilidade técnica “é a habilidade de fazer coisas concretas e práticas e está muito relacionado com o hardware disponível”. Habilidade humana, Chiavenato (2002), “consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atividades e motivações e desenvolver uma liderança eficaz”. A habilidade conceitual “consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos” Chiavenato (2002). Nos centros de informação se vende um produto intangível que a informação a informação. Que precisa satisfazer as necessidades sociais sem recorrer a fins lucrativos. (OLIVEIRA, 1985). As bibliotecas e os bibliotecários para satisfazerem seus usuários necessitam das ferramentas do marketing capazes de chamar a atenção do público alvo, visando principalmente a satisfação e os laços de interatividade entre as partes: o usuário e a biblioteca tendo como mediador o Bibliotecário. Mas o que é Marketing de Biblioteca? “O Marketing de bibliotecas é a melhor forma de promover os serviços e produtos que uma biblioteca pode oferecer. É também uma ferramenta que valoriza seus produtos e serviços à medida que supram os desejos e necessidades de seu usuário com a maior qualidade possível. (Wikipédia: a enciclopédia livre) Segundo Silva (2008, p. 4) “[…] a informação como recurso e o marketing com ferramenta na gestão de serviços de informação, estão relacionados ao interesse e necessidade de relacionamento com a comunidade, na capacidade de informar, na segmentação do mercado e na apresentação dos produtos e serviços.” O Marketing de Biblioteca tem como principal objetivo satisfazer uma necessidade específica, primeiramente faz uma pesquisa e identifica as necessidades de seu público-alvo e depois cria produtos/serviços para satisfazer essas necessidades. Produtos/serviços são desenvolvidos para satisfazer necessidades de seus usuários. As necessidades que movem um usuário a utilizar uma biblioteca são variadas. Ao passo que alguns buscam informações específicas, outros estão à procura de um ambiente tranqüilo para estudar. (SILVA, 2010) Tudo que há dentro de uma biblioteca pode ser enquadrado em estratégias de marketing, utilizando um composto mercadológico voltado para tudo o que a biblioteca oferece aos seus usuários, mas vai muito além dos serviços prestados, é relevante agregar valor, explorar todas as oportunidades existentes na biblioteca e depois fazer a divulgação dos serviços de informação oferecidos, atingindo ou superando as expectativas desses clientes cada vez mais exigentes. Uma forma de elo entre usuários e a biblioteca é fazer pesquisa de levantamento do nível de satisfação dos usuários. Uma pesquisa com objetivo geral de identificar as opiniões dos usuários reais e potencias da biblioteca com relação às instalações, serviços e produtos oferecidos para tanto será necessário: identificar a concepção de biblioteca que os usuários possuem; levantar os fatores críticos de sucesso do ponto de vista do usuário; analisar os serviços e produtos que os usuários consideram como fatores críticos de sucesso com os que estão sendo desenvolvidos na biblioteca e com a literatura e apurar dos usuários satisfação com as atividades em desenvolvimento. (SILVA, 2009 ) A bibliografia existente separa o marketing em duas categorias distintas: o marketing que visa promover os serviços e as próprias bibliotecas (externo) e o marketing aplicado no interior da biblioteca, motivando os próprios funcionários (interno). Se os funcionários estiverem motivados, conhecendo bem os processos e tecnologias existentes, irão passar esse conhecimento e motivação para os utilizadores, o que vai gerar satisfação no atendimento e tornar agradável a relação entre funcionários e utilizadores. (VIANA, 2010) No TCC Ferramentas Gerenciais na Gestão de Pessoas: caso Biblioteca Tebyreçá de Oliveira do IFMA, pesquisa da minha Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Pessoas, (Silma) fiz um estudo de caso, onde entrevistei o Gestor Bibliotecário, que desenvolve ações orientadas por uma filosofia de motivar, capacitar, resolver conflitos, valorizando e despertando o interesse da sua equipe, buscando sempre a excelência nos serviços prestados pela Biblioteca e nesse contexto atual, o bibliotecário assumir mais uma relevante função dentro da unidade de informação que é o papel de gestor de pessoas. (GOIS, 2010) É preciso conhecer melhor os usuários como consumidores de informação para poder atendê-los, satisfatoriamente. Afinal, é por causa deles e para eles que a biblioteca existe. É em função deles que sobrevive. Conhecê-los, envolvê-los e atendê-los bem, só poderá contribuir para o reconhecimento da instituição biblioteca e do bibliotecário como o profissional da informação. (AMARAL,2009) 2. METODOLOGIA Vergara (2003, p. 55), classifica a pesquisa, quanto aos meios: pesquisa bibliográfica com base em livros e Internet para um melhor embasamento do estudo. 3. CONCLUSÃO O marketing desenvolvido na biblioteca é uma forma de satisfazer as necessidades dos usuários. Segundo Oliveira (1985) afirma que o marketing é mais que uma técnica é um compromisso. Que mediante a mudança de atitude da biblioteca e do bibliotecário, novos usuários serão atraídos e oferecidos serviços que os satisfaçam. Silma Gois – Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas REFERÊNCIAS AMARAL, Sueli Angélica. Marketing e Gerência de Biblioteca. Disponível em: http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/223/1/Marketing%20e%20ger%C3%AAncia%20de%20biblioteca.pdf. Acessado em 25.03.11 CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. In.: Idalberto Chiavenato. Ed. compacta, 7º ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOIS, Silma, 2010. Ferramentas Gerenciais na Gestão de Pessoas: caso Biblioteca Tebyreçá de Oliveira do IFMA. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/referencial-do-benchmarking-de-pessoas-a-estrategia-de-comparacao/53268/ Acessado 22.03.11 OLIVEIRA, Silas Marques de. Marketing e sua aplicação em bibliotecas: uma abordagem preliminar. Ciência da Informação, vol.14, n.2, p.137-147, jul./dez. 1985. SILVA, M. C. S. Marketing em bibliotecas universitárias. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15. 2008. Anais… São Paulo: CRUESP. Disponível: <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2640.pdf>.Acesso em: 25.03.11. VERGARA, Sylvia Constant. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003. VIANA, Mariana, 2008. Marketing e Bibliotecas. Disponível em: http://theinformationscience.blogspot.com/2008/02/marketing-e-bibliotecas.html. AcessO EM 23.03.11