No Brasil, existem atualmente mais de 10 mil startups. Como definição, startups são aquelas empresas que estão no estágio inicial de desenvolvimento, e que começam a crescer dentro de um modelo de negócios repetível e escalável. Isso implica no esforço de gerar lucros em um curto espaço de tempo, sem que para isso haja um aumento dos custos. Esse mercado movimentou mais de 2 bilhões de reais no Brasil no ano de 2012¹ e a tendência é que esse perfil de empresas seja cada vez mais presente na economia. Geralmente temos a visão de uma startup como aquela empresa com uma ideia inovadora, para a qual a tecnologia é um elemento fundamental na hora de chegar aos resultados pretendidos. O problema é que na maioria das vezes, apenas uma ideia muito boa não consegue segurar um plano de negócios tão incerto e suscetível a mudanças, como é o caso das startups. É necessário ter um grande planejamento em termos de recursos humanos, investimentos, finanças, Marketing e inclusive de comunicação. Embora muitos empreendedores não priorizem esse ponto na hora de colocar os planos no papel, pensar em estratégias de comunicação no caso de empresas jovens é essencial para aproximar o público do próprio negócio e criar uma identidade para a startup. Como iniciar um plano de comunicação para sua empresa 1 – Identifique o seu público-alvo. Isso nem sempre é tão fácil como parece. É imprescindível não só indicar, como também conhecer o perfil de audiência que pode se interessar o seu produto ou serviço. São mulheres? São homens? Qual é a faixa de idade? Saber com quem você fala é fundamental para saber como falar. 2 – Pense como sua audiência. Você já sabe quem é o seu alvo, agora tente pensar em como esse público age, quais suas preferências, características, perfil… Pesquise intensivamente para conhecer mais a sua audiência. Procure identificar principalmente o que esse grupo de pessoas gosta e o que ele não gosta. 3 – Procure estabelecer bons contatos com pessoas que possam se interessam sobre o seu negócio. Não estamos falando apenas de clientes, mas também de pessoas que possam vir a falar sobre a sua empresa. Ao identificar o seu público-alvo e aprender a pensar como ele, fica fácil entender quem você deve procurar para te ajudar a disseminar informações sobre sua startup. 4 – Aproveite as oportunidades. Ás vezes aquela palestra sobre como planejar as próprias finanças que vai acontecer na sua cidade, por exemplo, pode parecer não ter nenhuma relação com sua empresa à primeira vista. Mas quem sabe comparecendo ao evento, conhecendo novas pessoas e conseguindo aumentar a sua rede de contatos pode lhe trazer grandes oportunidades futuramente. Não deixe de participar de eventos, conferências, palestras, grupos de discussão e etc. Quanto mais presente você for, mais você e sua empresa serão lembrados. 5 – Produza conteúdo relacionado ao que você faz. Sua startup é ligada ao mundo dos esportes? Você e sua equipe poderiam criar uma pequena revista sobre como se alimentar corretamente ou com dicas de exercícios. Ou você tem um e-commerce de livros e eletrônicos? Uma ideia interessante seria ter um blog e falar sobre as novidades do mundo da literatura e escrever sobre música. Essa é a chance de falar diretamente com o seu público e ao mesmo tempo até se tornar uma fonte para os jornalistas consultarem você quando precisam escrever sobre algum tema ligado ao seu negócio.