Uma das grandes confusões nas empresas e entre os empreendedores de primeira viajem estão em distinguir esses dois conceitos simples que são de grande importância para a obtenção da excelência de gestão em um negócio. Neste artigo vou apresentar esses dois conceitos – eficiência e eficácia – e ao final você vai saber diferenciar cada um deles de forma clara. Os 6 Pilares da Eficiência. 1 – ÊNFASE NO MEIOS – Eficiência é uma relação entre custos e benefícios, ou seja, é uma relação entre os recursos aplicados e o resultado final obtido. 2 – FAZER CORRETAMENTE – Eficiência é a capacidade de fazer corretamente as coisas, de forma racional e organizada, dentro de um processo. 3 – RESOLVER PROBLEMAS – É a solução precisa para resolver um problema específico e complexo. 4 – PROVIDÊNCIA CERTA – É a realização da providência certa, no tempo certo, no lugar certo e pela pessoa certa. 5 – TREINAR COLABORADORES – Eficiência é quando se obtém resultado operacional maiores e melhores, com menores custos e riscos, conseguindo a satisfação total entre todas as partes. 6 – QUALIDADE – A eficiência relaciona-se com a qualidade do processo, sendo este eficiente quando os procedimentos acontecem simultaneamente. Eficiência é a capacidade de fazer corretamente as coisas, obtendo melhores resultados e menos custos, com qualidade. É a razão entre o esforço e o resultado, entre a receita e a despesa, entre o custo e o benefício resultante. A eficiência gera a eficácia. Os 4 Pilares da Eficácia. 1 – ÊNFASE NOS RESULTADOS – Eficácia é a capacidade da obtenção de um resultado positivo, a curto prazo, na execução de uma ação. 2 – FAZER A COISA CERTA – É a capacidade de fazer as coisas certas em todas as etapas de um plano, conseguindo, acertada e qualitativamente, o objetivo desejado, no tempo mais curto e da forma mais simples e econômica. 3 – ATINGIR O OBJETIVO – A eficácia caracteriza-se por exigir da pessoa soluções para vários problemas ou tarefas não específicas, até a consecução do objetivo. 4 – OTIMIZAR RECURSOS – A eficácia relaciona-se com capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio de suprimento de seus produtos (bens ou serviços). Eficácia é a capacidade de se fazer tudo certo com qualidade a fim de alcançar o objetivo planejado no menor tempo e com o menor custo possível. A eficácia é o produto da eficiência. O Binômio da Efetividade. EQUILÍBRIO – Ter efetividade é conseguir manter o equilíbrio de esforços interno com as demandas externas. ACOMPANHAMENTO – Ter efetividade é acompanhar permanentemente o que foi planejado e está sendo implantado, modificando e readaptando quando necessário, com o objetivo de alcançar a eficiência e a eficácia. Efetividade é o resultado da eficiência e eficácia aplicadas. Alguns Tipos de Eficiência e Eficácia Quando uma organização alcança seus objetivos e metas, conforme previstos no planejamento é sinal que ela possui eficácia organizacional. Já a eficiência organizacional é a realização correta, de forma racional e organizada, dos processos para a consecução dos objetivos e metas da organização. É chamada de eficiência de custo a técnica de redução de custo, aplicando a relação custo-benefício em todas as fases da produção. Eficiência Inovadora é a técnica mercadológica que consiste em oferecer bens ou serviços de acordo com a demanda e as expectativas da clientela, atendendo as novas exigências de conhecimentos dos mercados atuais e das novas tecnologias. Eficiência produtiva é a técnica de aplicação correta dos recursos humanos e meios materiais à disposição que possibilita maiores resultados operacionais, com menores custos e riscos, promovendo a eficácia e a efetividade funcional da produção. Na medida que o empreendedor se preocupa em fazer corretamente as coisas ele estará se voltando para eficiência ( melhor utilização dos recursos disponíveis). Em contrapartida, o empreendedor que se preocupa com os seus resultados e em fazer as coisas certas ele estará voltado para a eficácia (fazer o que tem que ser feito para atingir os objetivos). Uma empresa pode ser eficaz sem ser eficiente. Da mesma forma ela pode ser eficiente sem ser eficaz, porém, quando associados esses dois conceitos encontramos a excelência. Para terminar, deixe um comentário abaixo com uma análise pessoal de seu desempenho, afinal você é mais efetivo, mais eficaz ou está em busca da excelência?