Mais comentada

Shark Tank Brasil x Estados Unidos

Apesar de ser um reality show, há características que marcam os alicerces dos empreendedores com papel de apresentadores/investidores do programa, que podem motivar ou desmotivar qualquer empreendedor.

sharktank

Quanto aos investidores, temos:

Estados Unidos

  • Visão de mercado abrangente: o convidado empreendedor tem apresentadores capazes de lhes ajudar em qualquer segmento de mercado, seja na área de beleza e saúde, tecnologia, alimentação, etc.

  • Maturidade nos negócios: possuem maturidade aflorada e redes abrangentes de relacionamentos, parceiros de negócios diversificados.

  • Segmentação de mercado: possuem mais de uma área de conhecimento/atuação e de possiveis investimentos.

  • Argumentação: sabem argumentar seus reais interesses nos negócios apresentados pelos convidados empreendedores ou a falta de interesse, com poucas situações em que desmotivam os convidados empreendedores e seus produtos apresentados.

  • Motivadores: são motivadores (gestores de pessoas) e possuem inteligência emocional. Abraçam, em maior número, as propostas de empreendimento apresentadas - assumem riscos.

 Brasil

  • Visão de mercado limitada: os convidados empreendedores devem apresentar modelos de negócios que estão de acordo com um dos perfis de mercado e atuação dos investidores e mesmo assim tais investidores não mostram interesse em ajudar o convidado empreendedor em suas idéias, ou seja, a chance de sair com investimento é muito baixa, dado a limitação dos próprios investidores.

  • Maturidade nos negócios: limitada nas áreas de atuação dos investidores. Qualquer oportunidade de negócio diferenciada é geralmente descartada. Procuram empreendedores muito maduros, o que não tem surgido no programa e os que surgem, são descartados por que demonstram que não querem ser tutores de tais empreendedores.

  • Segmentação de mercado: limitada apenas as áreas de atuação dos investidores.

  • Argumentação: repetitiva, frases decoradas como “por não ser do meu perfil e portfólio, não tenho interesse no teu negócio”. Desmotivadores com excelência, indiretamente informam a muitos empreendedores que os produtos apresentados são ruins ou que tais empreendedores ainda precisam amadurecerem para conseguirem investidores.

  • Motivadores: não possuem postura motivacional e poucas vezes assumem riscos. Qual é o papel destes investidores se pouquíssimos riscos assumem ao apostar em algumas das ideias de empreendimentos apresentadas?

Os organizadores do reality show poderiam ter convidado Flávio Augusto da Silva para moldar o programa e selecionar os investidores. Os telespectadores ao assistirem o reality show adquirem a visão de que os empresários no Brasil pensam, agem e vivem como os atuais representantes (investidores), engessados e de visões de negócios restritas, inviabilizando projetos promissores e desmotivando os idealizadores de possíveis projetos de empreendimentos. Provável que este reality show, na proposta atual, seja uma representação fiel da realidade dos empreendedores "maduros" do mercado brasileiro.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: brasil empreendedor empreendedorismo maturidade negócios shark tank shark tank brasil

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração