Shark Tank Brasil X Estados Unidos

Apesar de ser um reality show, há características que marcam os alicerces dos empreendedores com papel de apresentadores/investidores do programa, que podem motivar ou desmotivar qualquer empreendedor.

 

 

 

Quanto aos investidores, temos:

 

Estados Unidos

 

  • Visão de mercado abrangente. O convidado empreendedor tem apresentadores capazes de lhes ajudar em qualquer segmento do mercado, seja na área de beleza, seja na de saúde, seja na tecnologia, seja na alimentação etc.

     

  • Maturidade nos negócios. Possuem maturidade aflorada e redes abrangentes de relacionamento, parceiros de negócios diversificados.

     

  • Segmentação de mercado. Contam com mais de uma área de conhecimento/atuação e de possíveis investimentos.

     

  • Argumentação. Sabem argumentar sobre seus reais interesses nos negócios apresentados pelos convidados empreendedores, ou a falta de interesse, citando poucas situações que os desmotivam, assim como os produtos apresentados.

     

  • Motivadores. São motivadores (gestores de pessoas) e possuem inteligência emocional. Abraçam, em maior número, as propostas de empreendimento apresentadas - assumem riscos.

     

 Brasil

 

  • Visão de mercado limitada. Os convidados empreendedores devem apresentar modelos de negócio que estão de acordo com um dos perfis de mercado e conforme a atuação dos investidores. Mesmo assim, tais investidores não mostram interesse em ajudar o convidado empreendedor em suas ideias, ou seja, a chance de sair com investimento é muito baixa, dada a limitação dos próprios investidores.

     

  • Maturidade nos negócios. Limitada às áreas de atuação dos investidores. Qualquer oportunidade de negócio diferenciada é geralmente descartada. Procuram empreendedores muito maduros, o que não tem surgido no programa. Os que surgem são descartados, porque demonstram não quererem ser tutores de tais empreendedores.

     

  • Segmentação de mercado. Limitada apenas às áreas de atuação dos investidores.

     

  • Argumentação. Mostra-se repetitiva, com frases decoradas como “Por não ser do meu perfil e portfólio, não tenho interesse no teu negócio”. Desmotivadores com excelência, indiretamente informam a muitos empreendedores que os produtos apresentados são ruins, ou que tais empreendedores ainda precisam amadurecer para conseguirem investidores.

     

  • Motivadores. Não possuem posicionamento motivacional e poucas vezes assumem riscos. Qual é o papel desses investidores se pouquíssimos riscos assumem ao apostarem em algumas ideias de empreendimentos apresentadas?

     

Os organizadores do reality show poderiam ter convidado Flávio Augusto da Silva para moldar o programa e selecionar os investidores. Os telespectadores, ao assistirem ao programa,  adquirem a visão de que os empresários no Brasil pensam, agem e vivem como os atuais representantes (investidores), engessados e com visão de negócio restrita, inviabilizando projetos promissores, desmotivando os idealizadores de possíveis projetos de empreendimentos. Provavelmente, esse reality show, na proposta atual, é uma representação fiel da realidade dos empreendedores "maduros" do mercado brasileiro.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: investidores tubarões investidor tubarão shark tank