O aumento da competitividade está fazendo com que as empresas se concentrem no que de melhor elas têm, focando nos melhores recursos que há em seu negócio, gerando assim oportunidades de outsourcing (Gestão parcerias – Terceirização). Outsourcing esta sendo um dos maiores negócios do futuro. O outsourcing é um processo através do qual uma organização (Contratante) usa como estratégia contratar (Subcontratado) com o objetivo ter um relacionamento reciprocamente favorável, sendo eles de médio ou longo prazo, para assim obter melhor desempenho nas atividades pelas quais a empresa contratante opta por não desempenhar nas quais a empresa subcontratada é tida como especialista, funcionando assim como parcerias, onde a empresa contratante quando não consegue ou de certa forma tem dificuldade em realizar certos serviços e principalmente por querer sempre reduzir os custos, acaba optando por contratar e/ou terceirizar empresas que são especializadas no assunto, diminuindo assim os gastos e direcionando suas demandas para melhor atende-las. As empresas para se manterem competitivas com pretensão de crescimento precisam definir estratégias de organização, identificando suas vantagens competitivas, devendo também perceber os processos críticos, esses processos considerados críticos são possíveis candidatos à subcontração. Após definirem essa questão verifica-se a relação custo / benéfico. A seleção do fornecedor deve ser cuidadosamente verificada, devendo utilizar critérios bem definidos, analisando as propostas para obter à tomada de decisão da empresa vencedora. O processo de transição deve ser harmonioso para que não haja conflitos com os procedimentos existentes dentro da empresa. O acompanhamento e evolução do desempenho são essenciais, verificando o nível de desempenho para possíveis implantações de medidas corretivas para que haja assim continuas melhorias nos processos realizados. São diversas as vantagens, tais como: Possíveis liberações de recursos, atenção e tempo de gestão, dinheiro, pessoal e equipamento; Acesso a tecnologias especializadas não existentes dentro da organização; Possibilita o uso mais racional e eficiente de recursos, fazendo com que eles sejam utilizados apenas quando necessário, permitindo assim a transformação de custos fixos e custos variáveis; Forma de redução de custos operacionais, garantindo maior controle dos custos. As possíveis desvantagens são: Perda do controle da execução das atividades e maior necessidade de controle; Perda de confidencialidade; Má qualidade do serviço prestado e diminuição de nível de satisfação; Dependência com relação ao subcontratado; Elevados custos de um eventual retorno ao desempenho interno das atividades subcontratadas. Há também os riscos que utilização de outsourcing pode acarretar, tais como: Possibilidade do subcontratado se mostrar mais ineficiente que o subcontratante; Incerteza quanto à evolução do negócio; Risco de surgirem subcontratados mais eficientes e com maior diversidade de possíveis soluções, ou melhores alternativas ao desempenho das atividades; Risco da organização se encontrar numa situação deteriorada sem competências internas para se adaptar a possíveis mudanças, podendo diminuir a capacidade de aprendizagem organizacional e sua capacidade criativa e inovadora; Tendência em considerar o outsourcing como um fim ao invés de um meio de auxílio.