Uma recente pesquisa revela que a falta de planejamento está entre os principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas nos primeiros cinco anos de atividade. Segundo o levantamento, o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida, 55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios antes de abrirem suas empresas. De acordo com o CEO da WCA Estratégias Corporativas, Wan Ming Chung*, o empreendedor brasileiro deve estar cada vez mais preparado, pois hoje o mercado é ainda mais agressivo do que há alguns anos. 'A concorrência deixou de ser algo exclusivo entre cidades ou estados, hoje o empresário deve estar ligado a tudo que acontece ao redor do mundo. A concorrência hoje é global', explica. E como se planejar?Para o CEO, o empresário tem vontade de crescer, mas falta entendimento sobre a importância do planejamento. 'O planejamento é essencial para dar o norte para a empresa. É o momento em que o empresário decide o que a empresa é e o que ela quer', explica. Com a concorrência cada vez mais acirrada, 'é preciso conhecer os concorrentes e então formatar o lugar do mercado em que a empresa vai entrar e aonde ela quer chegar', completa Chung. Um bom planejamento deve ter algumas características fundamentais, como ser funcional, dar suporte a qualquer tipo de decisão e principalmente, permitir que o gestor descubra um possível risco em tempo real. De acordo com Chung, a rapidez na tomada de decisões pode ser decisiva para evitar que a empresa deixe de alcançar os resultados desejados, e consequentemente não entrar para o ranking das empresas que morrem com menos de cinco anos. Para finalizar, o empresário lista 10 benefícios de planejar o negócio: 1. Orienta o início da atividade ou expansão do negócio; 2. Contribui com a sobrevivência da empresa, tornando-a mais competitiva; 3. Define objetivos financeiros e estratégicos; 4. Define as diretrizes das atividades para que os objetivos do negócio sejam atingidos; 5. Define o público-alvo; 6. Orienta em relação ao montante que será necessário investir; 7. Identifica riscos e ajuda a minimizá-los ou até evita-los; 8. Orienta a definição de estratégias de marketing; 9. Mostra quais são os pontos fortes e fracos da organização; 10. Serve de instrumento para a aquisição de empréstimos e até para a entrada de novos sócios ou investidores.