FUNÇÕES MATEMÁTICAS APLICADAS A ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES Carmenci Pedroso dos Reis Professor: Juliano Machado de Magalhães Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Administração (ADG0231)- Matemática Aplicada 19/05/2009 RESUMO Este trabalho tem o objetivo de relatar a importância da aplicação das funções matemáticas no dia-a-dia das organizações. Para a execução do mesmo utilizaram-se consultas em sites da Internet tendo como resultado que ao longo dos tempos com o avanço tecnológico e mercado econômico em expansão cada vez mais se fazem necessários a aplicação das funções matemáticas para o cálculo de custos, receitas e lucros das organizações. Palavras chaves: Matemática; Administração; Aplicação. 1 INTRODUÇÃO Vivemos num mercado altamente competitivo em relação aos preços dos produtos e cada vez mais as organizações necessitam utilizarem-se das funções matemáticas como ferramenta de controle e planejamento no dia-a-dia. Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e consultores da área da administração. Dentro de contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar a aplicação das funções matemáticas no dia-a-dia das organizações. 2 MATEMATICA APLICADA A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação das funções matemáticas em cálculos numéricos, programação, tecnologia da informação, engenharia, estatísticas, automação entre muitas outras utilidades no dia-a-dia das organizações empresarias, governamentais, etc… As funções da matemática aplicada são ferramentas valiosas usadas no dia-a-dia das organizações especialmente para os cálculos de custos, receitas e lucros, pois vivemos num mercado altamente competitivo e cada vez as organizações precisam controlar minuciosamente os gastos com produção conforme Silva (2008): O cenário empresarial para fazer frente á competição de mercado, necessita levar em conta todas as suas cartas e saber reservar os principais trunfos para serem gastos nos momentos mais oportunos, de maior crise. Não é só montar uma industria, começar a fabricar e vender. Este é o largo caminho que leva muitas empresas a falência, tão logo elas abram suas portas. Alem dos procedimentos convencionais de planejamento, de pesquisa de mercado, análise de competitividade, aceitabilidade de produto, custos de fabricação e comercialização, são necessários estudos de otimização de faixa de preços que se pode vender o produto, de forma a assegurar melhores lucros. Em certos casos, vendendo mais barato pode-se ter mais lucro do que vender mais caro. E importante conhecer estas ferramentas de análise para usá-las convenientemente durante a gestão da empresa. 3.FUNÇOES APLICADAS NA VENDA DO ELEVADOR Os elevadores não são produzidos em série como outros produtos da industria e sim sob encomenda do cliente levando em consideração as características, dimensões e número de paradas do edifício. 3.1 FUNÇÃO CUSTO Para o cálculo do custo de elevador são levados em consideração alem dos custos fixos tais como: energia elétrica, salários, impostos, comunicação, aluguel, seguros e os custos variáveis que dependem do tipo da matéria prima utilizada, numero de paradas, local de montagem, condições do edifício, meio de transporte. 3.2 FUNÇAO RECEITA A função Receita é calculada através do numero de elevadores vendidos no mês, ou seja é a receita bruta dos elevadores entregues e montados no edifício. 3.3 FUNÇAO LUCRO A função lucro é calculada através da subtração da receita de faturamento bruto os custos de produção e montagem do elevador retirando também da receita bruta os re-trabalhos de montagem em obra. 4 CONCLUSÃO È possível concluir-se que a matemática surgiu pela necessidade do homem de contar e registrar números enquanto que a matemática aplicada para suprir necessidades mais especifica do dia-a-dia das organizações. 5 REFERÊNCIAS SILVA, W. 2008. Montagem e análise de uma industria visando gerar lucros. Disponível em: http://sare.Unianhanguera.Edu.Br/index.Php/rcger/article/view/304/304. Acesso em: 19 de Maio de 2009.