Primeiramente para que se faça um planejamento empresarial é necessário que a empresa tenha um propósito, ou seja, saber o que gostaria de ser no futuro, a sua vontade, o seu desejo de ser e de agir. O propósito é representado pelos conceitos de visão, missão, abrangência, princípios e valores da instituição, eventualmente, de sua opção estratégica. A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Porque ele foi criado e para que existe. Ela não pode ser estática e sim, ativa e dinâmica, envolvendo os aspectos essenciais do negócio. Valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. O código de ética é um documento escrito que estabelece os valores e padrões éticos para servirem de guia para o comportamento dos funcionários. A visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar, é a imagem definida pela organização a respeito do que ela pretende vir a ser. O planejamento das empresas varia muito entre pessoas e organização. As atitudes típicas dos dirigentes e executivos em relação ao futuro de suas organizações podem ser classificadas como: – Tradicional, que caracteriza a vivência do cotidiano baseado em fatos e eventos ocorridos no passado. Para os adeptos desta atitude, o que ocorreu ontem é o que condiciona o hoje;– Pragmáticas, caracteriza a vivência do cotidiano predominantemente baseada em informações sobre fatos, notícias, boatos ou palpites atuais provenientes do ambiente interno ou externo adeptos desta atitude estão atentos apenas ao que acontece no presente, e atuam quase sempre de forma reativa com relação aos impactos que ocorrem à sua volta; e– Estratégicas, caracteriza a vivência do presente a partir de um modelo futuro desejável considerado possível. A partir deste modelo, olha-se para trás, para o hoje, e pergunta-se o que deveria ser feito para que o idealizado se concretize. Antes de iniciar uma intervenção estratégica é fundamental fazer um diagnóstico da situação estratégica. O diagnóstico é a coleta de informações básicas para a análise de economia, oportunidade e ameaças do mercado, a fim de saber utilizar os recursos existentes na organização, aproveitar os melhores momentos para superar as dificuldade e aumentar a competitividade organizacional. Através do diagnóstico é possível verificar a existência de problemas que estão afetando os resultados da empresa, bem como fornecer indicadores para ações de intervenção e colaborar com resolução de problemas. Como o ambiente externo esta mudando cada vez mais rapidamente, há a necessidade de implantação de um processo de mudança contínua na organização, que caracteriza em essência a gestão estratégica. A gestão estratégica é uma forma eficaz de estimular o crescimento e garantir a sobrevivência da organização no seu processo de adaptação às transformações no seu ambiente externo e interno. As estratégias procuram atender às crescentes demandas do dinâmico mundo de negócios, como nas empresas globais, que ultrapassam barreiras culturais e estruturas econômicas, o uso da internet, que cria a necessidade das organizações estarem sempre preparadas para responderem às novas demandas do mercado. A análise do ambiente externo é a maneira pela qual a empresa procura conhecer e entender o que nele ocorre. Para operar com eficiência e eficácia é fundamental que se conheça profundamente os clientes, fornecedores, agências reguladoras. A estratégia é tratada no nível institucional da empresa, no topo da administração, a sua implementação é um conjunto de decisões unificado, compreensivo e integrado que visa assegurar o alcance dos objetivos da empresa. É preciso estar preparado para superar obstáculos e dificuldades que podem surgir durante a implementação, principalmente quando ocorrem mudanças culturais, de atitudes ou na estrutura organizacional.