INTRODUÇÃO Com as constantes mudanças no atual cenário mundial, a exigência pela qualidade se faz cada vez maior. A busca por ferramentas que façam diferença nos quesitos qualidade, produtividade e economia, são cada vez mais necessárias para garantir competitividade. Em busca disso tem se alastrado uma ferramenta conhecida como o programa 5S. Tal programa tem pontos muito específicos e uma metodologia a ser aplicada envolvendo toda a instituição, ou seja, a parte produtiva, administrativa e recursos humanos. PROGRAMA 5S No atual cenário mundial, acredita-se que as empresas buscam melhorar cada vez o seu gerenciamento, para eficiência na organização. Com as constantes mudanças geradas nos aspectos econômicos, culturais, sociais e políticas, passou a ser exigidos pela sociedade novos parâmetros de qualidade fazendo com que a grande maioria das organizações passasse a buscar novas ferramentas para a gestão de qualidade. Dentre as ferramentas, surge o Programa 5S que de acordo com os autores pesquisados, serve para desenvolver a cultura dos funcionários, transformando o pensamento e as ações dos colaboradores, buscando melhorar as condições dos ambientes nos quais os colaboradores vivem, inclusive o ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. A origem do Programa 5S ocorreu no Japão logo após a Segunda guerra Mundial, com o objetivo de reestruturar a economia do país. Surgindo no final da década de 60 foi notado que as fabricas japonesas eram muito desorganizadas e sujas. Com a implantação do 5s se obteve uma grande contribuição para a recuperação das empresas através da mudança de hábitos e pratica diária de bons costumes. (JESUS; 2003). A aplicabilidade do programa 5s foi de grande sucesso, pois conseguiu reerguer um país destruído, com sua população em pânico. Sendo assim um dos grandes motivos que fizeram outros países utilizarem-lo, com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. (DESIDÉRIO; 2007). O programa é o conjunto de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que não tem uma tradução única para o português, porém, foram dados significados em sensos, e que ao serem praticados, são capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Respectivamente, o senso de: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. O programa é diretamente ligado ao comportamento das pessoas. A implantação do programa é o melhor método para se chegar a qualidade total, porém não é uma tarefa fácil pois as organizações dependem do envolvimento de todos os funcionários uma vez que cada pessoa tem uma maneira única de perceber as coisas. (CAMPANI; MENEZES, 2008). Para os autores, melhorar a qualidade é uma das principais metas para que uma organização satisfaça mais seus clientes. A empresa deve gerir a qualidade tanto em seus processos quanto nos resultados, aliado à melhoria contínua da qualidade de vida de seus profissionais. Definiremos a seguir o significado de cada senso: O primeiro senso é o de utilização, que significa manter somente os recursos necessários para executar as tarefas diárias. Tendo como objetivo principal a utilização dos recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando, assim desperdícios desnecessários. (SILVA; 1996). No segundo, ordenação, o objetivo é que cada objeto tem um lugar específico para ser armazenado corretamente. Com intuito de padronizar seus recursos utilizando uma comunicação visual na qual, o material seja de rápido acesso. Para que este senso seja usado de forma eficaz deve ser aplicado de forma que melhore o ambiente físico facilitando o fluxo de materiais dispondo de acordo com as vezes que lhe fora solicitado sendo armazenado de acordo com sua importância e semelhança. (SILVA; 1996). Já no de limpeza, atribui-se como objetivo praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e deve-se, sobretudo, não sujar. Para que o senso seja praticado corretamente todos na organização, não apenas os responsáveis pela limpeza e higienização, deverão contribuir com este objetivo. Por isto, o responsável pela plantação deverá distribuir tarefas entre os colaboradores da empresa. É de extrema importância que os colaboradores sejam responsáveis pelo setor no qual passem o maior tempo no expediente causando um exemplo positivo para os demais setores. (SILVA; 1996). No quarto senso, saúde, o objetivo deste já é alcançado ao se praticar os anteriores de maneira adequada sendo, apenas, necessário manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde. Porém, algumas alterações no ambiente de trabalho também resultam em maior produtividade para que os colaboradores tenham maior conforto tais como: uma melhor iluminação, uma melhor ventilação nas áreas de trabalho, a ginástica laboral para que os colaboradores evitem dores e fadigas musculares tendo, assim, uma disposição física melhor. (SILVA; 1996). Por fim, o último que é o da autodisciplina, tendo como significado a prática contínua dos sensos anteriores. Com o objetivo de fazer com que as pessoas se comprometam na busca da melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. E, para que este senso seja praticado eficientemente é necessário que as pessoas envolvidas façam com que a prática deles torne-se um hábito, tendo consciência de fazer sua parte diariamente. (SILVA; 1996). Concluindo se um programa tão simples e prático é capas de organizar e otimizar até nações, que o diga empresas, micro-empresas é até mesmo a vida pessoal. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: CAMPANI, C.; MENEZES, Fernando M. Qualidade na gestão pública: um estudo de caso na secretaria municipal de educação e cultura de Estância Velha: 2011. (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Feevale de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. DESIDÉRIO, Z. Oficina da net, Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2011 JESUS, Alex R de. Biológico, São Paulo, jan./dez., 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2011 SILVA, João M da. O ambiente da qualidade na prática: 5S. 3ª edição. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1996.