Estudo publicado no site Latin Link a partir da revisão de uma série de pesquisas recentes sugere que a mulher brasileira deve ser o alvo prioritário dos esforços de marketing para muitas das marcas atuantes no Brasil. Confira alguns dados: Mulher brasileira: público VIP para o marketing online – Imagem por Géssica Hellmann & Cia A fatia da renda sob controle da mulher no Brasil atingiu 741 bilhões de reais, um crescimento de 62% em comparação com uma década atrás. A mulher brasileira é responsável por 80 a 90% das decisões de compra nos segmentos de beleza, alimentação, decoração e criação de filhos. 62% das decisões de compra de produtos de higiene para os homens são tomadas por mulheres. Produtos tradicionalmente comprados por mulheres movimentaram quantias extraordinárias na economia brasileira em 2012: Beleza: 36 bilhões de reais Higiene: 12 bilhões Brinquedos: 6 bilhões de reais A economia brasileira mantém nas mãos de mulheres nada menos do que 84,6 milhões de cartões de crédito. 67% das mulheres brasileiras confiam na internet como fonte de informação sobre produtos. 70% usam a internet para comparar preços 60% publicam comentários sobre produtos nas redes sociais 97% não se incomodam em ver banners ou outro tipo de anúncios publicitários, nem em receber e-mails comerciais. Esses números conduzem de forma imediata a duas conclusões. Em primeiro lugar, a mulher brasileira representa um imenso mercado potencial para todo tipo de produto, não apenas os tradicionalmente ligados à mulher. Basta, para isso, segmentar as categorias de produtos existentes para sejam orientados especificamente para o público feminino. A segunda conclusão a que chegamos é a de que o público feminino precisa ser mais atentamente estudado em seus processos de compra e seus hábitos de consumo de mídias. Desta forma, é certo que descobriremos um sem número de oportunidades de produtos e seremos capazes de nos comunicar cada vez melhor com a mulher brasileira, explorando melhor o imenso potencial econômico desse público. (Originalmente publicado em “Mulher brasileira: um público VIP para o marketing online“)