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Na era do cliente, o atendimento é o novo marketing

Ernesto Artur Berg
Ernesto Artur Berg
05 nov 2025 às 10:50
Última atualização: 05 nov 2025
5 min leitura
05 nov 2025 às 10:50
5 min leitura
Última atualização: 05 nov 2025
Na era do cliente, o atendimento é o novo marketing

Reprodução: Unsplash

Saber conquistar e manter clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer companhia

Vivemos na era da teletromática. Teletromática é uma junção de três palavras: telecomunicação, eletrônica e informática. A teletromática agiliza tudo, compartilha tudo, globaliza tudo e informa rapidamente através de infinitos vasos intercomunicantes, em tempo real, numa escala sem precedentes na história provocando mudanças e rupturas na ordem existente. Hoje em dia não é a empresa grande que engole a pequena, mas é a ágil que engole a lerda. 

Com auxílio da internet e das mídias sociais como Facebook, X, Whatsapp, Blogs, as informações e os relacionamentos humanos receberam enorme impulso e não param de crescer. Como se isso não bastasse, tudo – ou quase tudo de que precisamos – encontramos com alguns cliques no Google, MercadoLivre, ChatGPT e outros mecanismos de busca onde podemos comparar serviços, produtos, preços, condições e decidir pela melhor oferta. É a era do cliente.

Um dos pontos fundamentais da era do cliente é que, agora, ter foco no cliente não é mais suficiente. Essencial, hoje, é ter foco do cliente. Ter foco no cliente significa que você olha para o cliente imaginando o que seria bom para ele, do que ele gostaria, quais seriam suas preferências e necessidades, seus problemas e interesses. É uma visão de fora pra dentro. Foco do cliente significa que você colocou os sapatos dele e descobre onde aperta o calo, isto é, você se põe no seu lugar e passa a sentir suas necessidades, interesses e motivações. Você está sintonizado com a realidade dele. Sua visão é de dentro pra fora. É assim que as empresas bem-sucedidas estão conseguindo fidelizar seus clientes e consumidores.

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Outra questão importante é o binômio consumidor-mercado que adquiriu nova fisionomia. Já não é mais a velha máxima “O custo faz o preço”. Agora é: “O preço faz o custo”. Na economia tradicional o preço, isto é, a margem de lucro é estabelecida com base no custo do produto ou serviço. 

Na nova economia, por causa da concorrência acirrada, o preço está condicionado ao valor que o mercado consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. É o que ocorre, por exemplo, com as empresas de telecomunicações, de cartões de crédito ou de informática, que, além de reduzirem constantemente seus preços, ainda oferecem vantagens e brindes para manterem os clientes ou conquistarem novos. A menos que sua empresa tenha um diferencial competitivo extraordinário, se quiser sobreviver, ela terá que adequar e reduzir seus custos ao valor aceito e praticado pelo mercado, caso contrário, é candidata séria a quebrar. 

O terceiro ponto, e também o mais crítico, é o atendimento deficiente praticado por grande número de empresas. A triste realidade é que, em vez de melhorar, temos a impressão que o atendimento piora a cada dia que passa, não importa a área ou segmento em que a empresa atua. Tratam o cliente como se ele fosse um incômodo ou um mal necessário – apenas tolerando-o – e parecem ignorar que o cliente é a própria razão da existência da empresa. Esta só existe porque tem clientes. Sem clientes não há lucro, não tem emprego, não escoa serviço nem produto, a empresa afunda.

Lembre-se: é o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que a empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem for – parte do dinheiro que ela recebeu por comercializar ou fabricar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência das organizações. É por isso que saber conquistar e manter clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer companhia, e o que garante isso é ter habilidade em saber oferecer um serviço de alta qualidade, aquele tipo que encanta e surpreende além das expectativas. É o diferencial que separa as empresas comuns daquelas que se destacam e prosperam.

Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores. John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992

Texto extraído e condensado do ebook “Atendimento Classe A – Tudo o Que Você Precisa Saber Para Encantar Clientes e Multiplicar Resultados”, de Ernesto Artur Berg, publicado pela Amazon, disponível por R$ 11,90.

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Sobre o autor

Ernesto Artur Berg

Ernesto Artur Berg

Consultor de empresas, conferencista, professor, escritor.

Graduado em Sociologia e Administração pela FAE - Faculdade de Administração e Economia do Paraná.

» Pós graduado em Administração Pública pela FGV de Brasília - DF

» Sócio-Diretor da Berg e Cia. empresa de consultoria em gestão de organizações e desenvolvimento gerencial.

» Autor de 23 livros, dentre os quais O Poder da Liderança, Negociação, Quem Roubou o Meu Tempo?, Administração de Conflitos, Manual de Atendimento ao Cliente, Manual do Chefe em Apuros, Manual de Criatividade Aplicada, O Livro das Relações Humanas, 36 Testes Para Avaliar Suas Habilidades Profissionais - volumes I e II.
» Com 30 anos de atuação nas áreas de gestão de empresas, negociação, recursos humanos, planejamento empresarial, processo decisório, desenvolvimento gerencial e organizacional, diagnostico organizacional e reestruturação de empresas.

» Prestou serviços para mais de 550 empresas, como Petrobras, Citibank, Embratel, Correios, Coca Cola, Companhia Vale do Rio Doce, Sebrae, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Copel, Sanepar, Renault, Siemens, Klabin, Hettich, Icatu Hartford Seguros, Case New Holland, BASF, Petrobras Distribuidora.

» Principais cursos que ministra: Negociando com Sucesso, Negociando com Sucesso em Vendas, Administração do Tempo, Criatividade e Inovação nas Empresas, Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Chefia e Liderança, Motivação nas Empresas, Administração de Conflitos, O Executivo Empreendedor , Liderança de Reuniões.

e-mail: [email protected]
 

Consultor de empresas, conferencista, professor, escritor.

Graduado em Sociologia e Administração pela FAE - Faculdade de Administração e Economia do Paraná.

» Pós graduado em Administração Pública pela FGV de Brasília - DF

» Sócio-Diretor da Berg e Cia. empresa de consultoria em gestão de organizações e desenvolvimento gerencial.

» Autor de 23 livros, dentre os quais O Poder da Liderança, Negociação, Quem Roubou o Meu Tempo?, Administração de Conflitos, Manual de Atendimento ao Cliente, Manual do Chefe em Apuros, Manual de Criatividade Aplicada, O Livro das Relações Humanas, 36 Testes Para Avaliar Suas Habilidades Profissionais - volumes I e II.
» Com 30 anos de atuação nas áreas de gestão de empresas, negociação, recursos humanos, planejamento empresarial, processo decisório, desenvolvimento gerencial e organizacional, diagnostico organizacional e reestruturação de empresas.

» Prestou serviços para mais de 550 empresas, como Petrobras, Citibank, Embratel, Correios, Coca Cola, Companhia Vale do Rio Doce, Sebrae, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Copel, Sanepar, Renault, Siemens, Klabin, Hettich, Icatu Hartford Seguros, Case New Holland, BASF, Petrobras Distribuidora.

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